Últimas Notícias

Simulado de segurança para a cerimônia de abertura mobiliza 2 mil pessoas

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (Sesge-MJC), coordenou, no domingo (17), o  3º Simulado da Operação de Segurança do Transporte para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016, que teve como foco a segurança do deslocamento de atletas, voluntários, árbitros e autoridades que estarão presentes no evento, em 5 de agosto.

O simulado começou às 5 horas da manhã e contou com a participação de aproximadamente dois mil  profissionais de instituições de segurança federais, estaduais e municipais. A ação foi realizada em diversos pontos e vias da Zona Sul, Barra da Tijuca, Maracanã e Centro, e terminou ao meio-dia.


“O objetivo não era treinar toda a operação do dia 5, mas essa operação do deslocamento. Para esse fim nós fizemos o que era necessário para chegar no resultado esperado. Não houve qualquer tipo de transtorno na chegada ao Palácio do Itamaraty, ao Maracanã e no retorno ao Itamaraty. Eu avalio como um total sucesso esse que é o terceiro simulado para esse evento específico. Nós já aprendemos muito com os dois primeiros e temos a certeza que hoje estamos prontos para a cerimônia de abertura e para o transporte de atletas e autoridades”, disse o coordenador do simulado e diretor de projetos especiais da Sesge, Felipe Seixas.

O coordenador regional de segurança para os Jogos e diretor de operações da Sesge, Cristiano Sampaio, explicou que toda a operação será coordenada do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Rio de Janeiro, que terá ativação completa a partir do dia 24, com a chegada dos atletas.

“Todas as forças estarão trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, executando o planejamento que tem sido pensado. Esse é um implemento gradativo, já temos a Força Nacional nas instalações e a Polícia Militar aumentando o seu efetivo. Já temos também mais de 2.000 homens da Polícia Rodoviária Federal, que já chegaram no Rio de Janeiro e 3.000 homens da Polícia Federal que chegarão ao longo desta semana", informou.

Sampaio ressaltou ainda a preparação das forças de segurança. "Desde que o Brasil se propôs a receber os Jogos Olímpicos, foram mapeados os riscos, e o risco de terrorismo é historicamente associado aos jogos. Porém existe uma estrutura pensada, planejada e construída com as melhores estratégias no mundo, com integração e cooperação internacional, e isso inclui a prevenção ao terrorismo. Não estamos
nos preparando para uma guerra, estamos nos preparando para uma festa, obviamente levando em consideração todos os riscos apontados pela inteligência”.

Contribuíram para a realização do exercício profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Força Nacional de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego (CETRio), que auxiliou no ordenamento urbano.

Foto: SESGE

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar