Últimas Notícias

Natação terá clínica do sono em aclimatação para se adaptar aos horários olímpicos

Foto: Brasil 2016

A delegação olímpica de natação, com um recorde de 33  atletas, iniciará a aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2016 em 24 de julho com o desafio de mudar a rotina. Quando se apresentarem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, os atletas iniciarão um período com horários diferentes do habitual para treinos, descanso e refeições. 

A proposta é já se acostumar com o horário das provas olímpicas: semifinais e finais vão ocorrer a partir das 22h, o que é inédito.

“Esse é um fator que vai pesar, não tenho dúvidas. São oito dias de competição, quem vive isso sabe que traz um cansaço físico e emocional. Mais do que o horário, é o cansaço nos dias posteriores, e isso vai ser complicado para quem nada muitas provas, pelo desgaste que você vai acumulando”, disse Ricardo de Moura, superintendente executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

A rotina adaptada ao Rio 2016 inclui jantares às 23h, horário mais tarde para dormir e lanches em horários diferentes. Uma clínica do sono será realizada em São Paulo para a educação corporal.  “Eles vão ter exposição à luz do dia quando já não tem mais luz do dia, vão usar óculos especiais, teremos uma série de estratégias para comer e dormir, para estar bem azeitado nesse aspecto”, explicou Moura.

A caminho da terceira edição de Jogos Olímpicos, Nicolas Oliveira tenta encarar a mudança sem se preocupar demais. “A gente já competiu em Pequim 2008, por exemplo, onde o fuso horário era muito pior. Mas já aprendemos um pouco mais da questão da luz, do horário, é quando a gente já está diminuindo a temperatura corporal, não é o melhor momento para competir. Mas sei que estão sendo tomadas todas as providências para minimizar esse problema, eu como atleta vou acompanhar o que eles nos colocarem, mas sou bem tranquilo, tento não ficar preocupado demais, tento não me estressar”, disse o atleta, classificado para os 100m e 200m livre e para os revezamentos 4x100m livre e 4x200m livre.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar