Últimas Notícias

Liga Mundial de Vôlei 2016 - Encerramento

Sérvios comemoram o título da Liga Mundial - FIVB/Divulgação

A Sérvia conquistou seu primeiro título na história da Liga Mundial de Vôlei, e em grande estilo: bateu a seleção brasileira nove vezes campeã do torneio por 3 sets a 0 na final da competição. É um pequeno consolo após perder a chance de conquistar a vaga na Olimpíada, no Pré-Olímpico Europeu.

Na seleção da fase final, Maurício Souza foi eleito um dos dois melhores meio-de-rede; já Wallace foi eleito o melhor oposto. O mais valioso jogador foi o sérvio Marko Ivovic.

O Brasil deixa a competição com 11 vitórias em 13 partidas. A Liga Mundial foi um gás a mais nos preparativos para o Rio 2016. Nesta segunda-feira, inclusive, foi revelada a convocação dos 12 jogadores que vão representar o vôlei masculino brasileiro.

Dos destaques individuais brasileiros, Wallace e Lucarelli estiveram entre os cinco melhores pontuadores, o primeiro com 130 e o segundo, com 124 pontos. Wallace também foi o atacante mais eficiente, com 55,9% dos ataques bem sucedidos, e Lucarelli foi quem teve a melhor média de aces por partida, 0.52.

Caminho brasileiro até a final

Na quarta-feira passada, o Brasil fez seu primeiro jogo na fase final, contra a Itália, abrindo o triangular. E o resultado não poderia ser melhor: 3 sets a 0 sobre os rivais italianos, parciais de 25/18, 25/20 e 25/19.

Com a vitória dos Estados Unidos sobre os italianos por 3 a 1 na quinta, o Brasil entrou em quadra já classificado, e preferiu enviar um elenco reserva à quadra. Após os EUA abrirem 2 sets a 0 no marcador (26/24 e 25/21), o time brasileiro não se intimidou e reagiu virando o placar para 3x2, com as parciais vencidas pelos brasileiros em 28/26, 25/21 e 15/12.

Os titulares voltaram na semifinal contra a França. Após um excelente início, batendo os franceses por 25/16, os adversários reagiram com um 25/23. Nos sets seguintes, placares bem apertados, mas a favor dos brasileiros: 28/26 e 33/31 - esse último, com direito a França evitar uma vitória brasileira por placar extenso, empatando em 20x20 e equilibrar o jogo até o fim.

Brasil erra muito e perde o título para a Sérvia

FIVB/Divulgação
A seleção sérvia chegava na final disposta a conquistar o título do torneio mais importante que viria a disputar na temporada, já que haviam ficado de fora dos Jogos Olímpicos. O Brasil, no clima do Rio 2016, buscava o 10º título da Liga.

Mas, além de esbarrar na boa atuação de Marko Ivovic, o melhor jogador da fase final, os brasileiros erraram bastante, principalmente no saque e na recepção: foram 24 pontos, quase um set inteiro de bandeja para os sérvios.

Aproveitando os vacilos, a Sérvia conseguiu vencer a partida por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/22 e 25/21, conquistando assim, o seu primeiro título na Liga Mundial, seu troféu de consolação da temporada. A seleção brasileira chega ao Brasil nesta terça-feira (19) e a partir de sexta-feira (22) o time inicia a preparação final para a Olimpíada.

Seleção da Liga:
Melhor jogador: Marko Ivovic (SRB)
Melhor levantador: Simone Gianelli (ITA)
Melhores ponteiros: Antonin Rouzier (FRA) e Marko Ivovic (SRB)
Melhores meio-de-rede: Maurício Souza (BRA) e Srecko Lisinac (SRB)
Melhor oposto: Wallace (BRA)
Melhor líbero: Jenia Grebennikov (FRA)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar