Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Saltos Ornamentais


Os Saltos Ornamentais voltarão a ser disputados a céu aberto após 24 anos, com a modalidade sendo realizada no Centro Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Os Saltos são disputados no Trampolim de 3m e na Plataforma de 10m, individuais ou sincronizados. Cada prova individual é dividida em três fases: preliminar, semifinal e final. 18 atletas disputam a semifinal e 12 a final. Já as provas sincronizadas começam diretamente na final.

Trampolim de 3m Masculino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 29 atletas
Favoritos ao ouro:   He Chao |  Ilya Zakharov |  Rommel Pacheco
Candidatos a medalha Yona Knight-Wisdom |  Mathieu Rosset
Brasil Brasil: Cesar Castro

Campeão Mundial em 2015, He Chao é um dos grandes favoritos para levar o ouro na prova. Mas na Copa do Mundo de 2016, disputada no Maria Lenk, o chin^rs ficou apenas na sexta colocação. Rommel Pacheco (MEX) foi um vencedor e é um sério candidato ao ouro. Vice-campeão Mundial, Ilya Zakharov pode atrapalhar os planos de Chao e Pacheco para o ouro.

Primeiro jamaicano a disputar os Saltos nos Jogos Olímpicos, Knight-Wisdom pode surpreender e beliscar uma medalha, depois da prata na Copa do Mundo de 2016. Assim como Mathieu Rosset, bronze na mesma competição.

Cesar Castro teve um ótimo sexto lugar na Copa do Mundo e ficou em 14º no Mundial. A grande expectativa é de tentar repetir a final olímpica obtida em Atenas 2004.

Plataforma de 10m Masculino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 28 atletas
Favoritos ao ouro Qiu Bo |  David Boudia |  Tom Daley
Candidatos a medalha Ivan Garcia |  Steele Johnson
Brasil Brasil: Hugo Parisi

Bo é o maior favorito para ficar com o ouro. Campeão Mundial em 2013 e 2015 e da Copa do Mundo em 2016, o chinês deve levar o título olímpico. Rival de Bo, Boudia foi prata nos Mundiais de 2013 e 2015 e tentará pela primeira vez superar o chinês em competições mundiais. Correndo por fora, Tom Daley, bronze em 2015 e sexto em 2013, tentará surpreender e levar o ouro para os britânicos.

Qiu Bo é a grande pedra no sapato de Boudia e Daley

Quarto colocado no Mundial de 2015 e bronze na Copa do Mundo de 2016, Ivan Garcia almeja beliscar uma medalha para o México. Steele Johnson, sexto na Copa do Mundo, pode tentar chegar longe e surpreender.

O brasileiro Hugo Parisi não disputou os Mundiais de 2013 e 2015 e terminou em 18º na Copa do Mundo de 2016, chegando na semifinal. Repetir a semifinal seria um ótimo resultado de Parisi.

Trampolim Sincronizado de 3m Masculino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 16 atletas em 8 equipes
Favoritos ao ouro:   China |  Alemanha |  Rússia
Candidato a medalha:    Grã-Bretanha 
Brasil Brasil: Ian Matos e Luis Felipe Outerelo

A dupla Cao Yuan e Qin Kai são os favoritos para levar mais um ouro para a China. Campeões Mundiais, acabaram sendo surpreendidos na Copa do Mundo, ficando com a prata. Os alemães Stephan Feck e Patrick Hausding ficaram com um ouro inesperado na Copa do Mundo de 2016, que os elevou a candidatos ao título. Vice mundiais em 2015, os russos Ilya Zakharov e Evgenii Kuznetsov ficaram apenas em 11º lugar na Copa do Mundo de 2016, mas ainda podem brigar pelo ouro.

Os britânicos Jack Laugher e Chris Mears foram bronze no Mundial de 2015 e quarto colocados na Copa do Mundo de 2016 e podem levar novamente uma medalha no Rio.

A dupla brasileira Ian Matos e Luis Felipe Outerelo tentará alcançar um bom desempenho, mas dificilmente alcançarão outra posição que não o oitavo lugar.

Plataforma Sincronizada de 10m Masculino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 16 atletas em 8 equipes
Favoritos ao ouro China |  Alemanha |  México
Candidato a medalha:   Grã-Bretanha |  Estados Unidos
Brasil Brasil: Hugo Parisi e Jackson Oliveira

Assim como no trampolim sincronizado, a China é favorita na plataforma sincronizada. Lin Yue e Chen Aisen foram campeões no Mundial de 2015 e na Copa do Mundo de 2016 e devem levar a medalha de ouro. Mas os vice-campeões mundiais German Sanchez e Ivan Garcia - do México -; assim como Sascha Klein e Patrick Hausding - da Alemanha - podem incomodar e lutar pelo ouro.

Os britânicos Tom Daley e Daniel Goodfellow e os norte-americanos David Boudia e Steele Johnson podem beliscar algumas medalhas em algum vacilo dos favoritos.

A dupla brasileira Hugo Parisi e Jackson Oliveira não possui grandes aspirações a nível de top-5.

Trampolim de 3m Feminino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 29 atletas
Favoritos ao ouro:   Shi Tingmao |  Zi He
Candidatos a medalha Jennifer Abel |  Tania Cagnotto |  Pamela Ware
Brasil Brasil: Juliana Veloso

A briga pelo ouro vai ser entre Tingmao e He, campeã e vice respectivamente tanto no Mundial de 2015 quanto na Copa do Mundo de 2016. As duas estão muito acima em relação as demais e apenas uma falha pode tirar o ouro e a prata da China.

Tingmao é mais uma integrante da fortíssima equipe chinesa dos saltos ornamentais

O bronze ficará na luta entre a italiana Tania Cagnotto - bronze no Mundial de 2015 - e as canadenses Pamela Ware, bronze no Mundial de 2013, e Jennifer Abel, bronze na Copa do Mundo de 2016.

Juliana Veloso tentará buscar uma semifinal, feito conseguido na Copa do Mundo deste ano.

Plataforma de 10m Feminino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 28 atletas
Favoritos ao ouro Kim Kuk-hyang |  Ren Qian |  Si Yajie
Candidatos a medalha Pandelela Rinong |  Melissa Wu
Brasil Brasil: Ingrid Oliveira

A disputa na Plataforma de 10m deverá sem bem disputada entre as chinesas Ren Qian e Si Yajie, além da norte-coreana Kim Kuk-hyang. Kim bateu as chinesas no Mundial de 2015, enquanto Qian foi campeã na Copa do Mundo deste ano. Yajie foi prata na Copa do Mundo de 2016, mas ficou em quarto lugar no Mundial.

A malaia Pandelela Rinong pode surpreender, após alcançar o bronze no Mundial de 2015, já Melissa Wu também tem chances de chegar ao pódio, depois o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2016,

Ingrid Oliveira vai disputar os Jogos Olímpicos após conseguir uma vaga realocada pela FINA. Qualquer classificação para além da primeira fase já seria um bom resultado.

Trampolim Sincronizado de 3m Feminino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 16 atletas em 8 equipes
Favoritos ao ouro:   China |  Canadá
Candidato a medalha:    Austrália |  Itália
Brasil Brasil: Juliana Veloso e Tammy Takagi

Com Shi Tingmao e Wu Minxia, campeãs mundiais em 2015 e da Copa do Mundo de 2016, a China não deve ter dificuldades para faturar ouro do Trampolim Sincronizado, mas as canadenses Pamela Ware e Jeniffer Abel, vice nas duas competições, estão na espreita para surpreender.

A Austrália - com Qin Fan e Samantha Mills - é a favorita para levar o bronze, após ter ficado na terceira posição tanto no Mundial  de 2015 quanto na Copa do Mundo deste ano. Mas a Itália (Tania Cagnotto e Francesca Dallape) pode atrapalhar a vida das australianas e beliscar um pódio.

A dupla Juliana Veloso e Tammy Takagi, 18ª no Mundial de 2015 e 12ª na Copa do Mundo vão para a disputa olímpica para ganhar experiência em competições internacionais.

Plataforma Sincronizada de 10m Feminino
Data: 7 a 21/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk
Competidores: 16 atletas em 8 equipes
Favorita ao ouro China
Candidato a medalha Canadá |  Grã-Bretanha |  Malásia |  Coreia do Norte
Brasil Brasil: Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso

A tentativa chinesa de levar todos os ouros nos Saltos Ornamentais passa por Chen Ruolin e Liu Huixia, campeãs do Mundial de 2015 e da Copa do Mundo deste ano.

Ruolin e Huixia possuem amplo favoritismo para o ouro no Rio

As canadenses Meaghan Benfeito e Roseline Filion, campeãs do Pan-Americano em 2015 e prata no Mundial de 2015, lideram o grupo que briga pelas demais medalhas, que tem Kim Kuk-hyang e Kim Mi-rae (PRK) - bronze no Mundial 2015 -, Jun Hoong Cheong e Pandelela Rinong (MAS) e Tonia Couch e Lois Toulson (GBR) - prata na Copa do Mundo de 2016.

Prata no Pan de 2015, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso podem tentar surpreender e alcançar um top-5, o que seria um feito.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar