Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Polo Aquático

O Polo Aquático é um esporte tradicional em Jogos Olímpicos. Jogado de forma ininterrupta desde a Olimpíada de 1900 (sendo que em 1904 esteve presente como demonstração), para 2016 possui favoritos bem delimitados tanto no masculino quanto no feminino.

No masculino são doze equipes, divididas em duas chaves de seis. As quatro primeiras de cada chave avançam para a fase eliminatória. No feminino são oito times em dois grupos, e todos avançam para a fase eliminatória.

Masculino
Data: 6 a 20/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk e Estádio Aquático
Competidores:  12 times e 156 atletas
Favoritos ao ouro:   Sérvia |   Croácia
Candidatos a medalha Estados Unidos |  Hungria |  Grécia
Brasil Brasil: Classificado como país-sede

Grupo A - Brasil, Grécia, Sérvia, Austrália, Japão e Hungria
Grupo B - Estados Unidos, Espanha, França, Montenegro, Itália e Croácia

A Sérvia é a equipe dominadora do polo aquático atual. Campeã Mundial em 2015, atual tricampeã Europeia e atual tetracampeã da Super Liga Mundial. Os destaques da seleção balcânica são Filip Filipovic (SRB) e Andrija Prlainovic (SRB), que podem dar ao país um ouro inédito, depois de uma sequência de dois bronzes.

Quem pode atrapalhar a Sérvia é a rival Croácia. Campeã olímpica em 2012 e vice-mundial em 2015, a equipe croata decepcionou em 2016 ao ficar fora da fase final da Liga Mundial em 2016 e um modesto sétimo lugar no Europeu, mas nos Jogos a touca pode pesar na tentativa de defender o título olímpico.

Os sérvios foram praticamente imbatíveis no ciclo

Vice-campeão da Liga Mundial em 2016, os Estados Unidos também venceram o Pan-Americano  de 2015. Com Tony Azevedo, os norte-americanos podem beliscar uma medalha no Rio. Maiores campeões olímpicos da história, a Hungria, nove vezes campeã olímpica, tenta voltar ao pódio. O terceiro lugar no Europeu de 2016 e o quinto no Mundial de 2015 são bons resultados, mas ficar de fora da Final da Liga Mundial de 2016 depõem contra os húngaros.

A Grécia, outra potência do esporte, foi terceira na Liga Mundial de 2016 e quarta colocada no Europeu de 2016, e tentará achar uma medalha olímpica no Rio de Janeiro.

O Brasil pode fazer um bom torneio. O bronze na Liga Mundial de 2015 elevou o status da equipe, complementado pela prata do Pan-Americano 2015, apesar do discreto 10º lugar no Mundial de 2015. Em 2016, entretanto, a equipe ficou apenas no 7º lugar na Final da Super Final. Com Felipe Perrone e Josep Vrlic, o país almeja avançar as quartas de final na volta do Brasil aos Jogos depois de 32 anos no polo. O que vier depois é lucro.

Feminino
Data: 9 a 19/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk e Estádio Aquático
Competidores:  8 times e 104 atletas
Favorita ao ouro Estados Unidos 
Candidatos a medalha Hungria |  Itália |  Espanha |  Austrália
Brasil Brasil: Classificado como país-sede

Grupo A - Brasil, Rússia, Itália e Austrália
Grupo B - Estados Unidos, Hungria, China e Espanha

O Polo Aquático feminino tem um grande favorito para o ouro: os Estados Unidos. Campeãs Mundiais em 2015, campeãs pan-americanas também em 2015 e atuais tricampeãs da Liga Mundial, as norte-americanas vem com tudo para revalidar o título olímpico obtido em 2012.

As norte-americanas são amplamente favoritas ao ouro

Na luta pela prata e bronze, estão a Hungria, campeã europeia, a Itália, terceira colocada no Europeu de 2016 e no Mundial em 2015, a Espanha, vice-campeã da Liga Mundial 2016, e a Austrália, quarta colocada no Mundial de 2015.

O Brasil, terceiro colocado no Pan-Americano de 2015, oitavo na Liga Mundial de 2016 e décimo no Mundial de 2015, busca ganhar experiência na sua primeira participação olímpica, apesar de ser a mais fraca das oito seleções. Izabella Chiappini e Marina Canetti são os destaques da seleção feminina.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar