Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Hóquei na Grama


O Hóquei na Grama dos Jogos Rio 2016 será disputado por doze equipes tanto no masculino quanto no feminino. Os países são divididos em duas chaves de seis equipes em cada naipe. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final, semifinal e final.

A modalidade será disputada em Deodoro, e tem o favoritismo recente de Austrália no masculino e da Holanda no feminino.

Masculino
Data: 6 a 18/08
Sede: Deodoro
Competidores: 12 equipes e 192 atletas
Favoritos ao ouro Austrália |  Holanda
Candidatos a medalha Alemanha |  Argentina |  Índia
Brasil Brasil: Participa pela primeira vez na história dos Jogos

Grupo A: Austrália, Bélgica, Brasil, Grã Bretanha, Nova Zelândia e Espanha
Grupo B: Argentina, Canadá, Alemanha, Índia, Irlanda e Holanda

A Austrália teve um ciclo olímpico que beirou a perfeição antes do Rio 2016. Campeã mundial em 2014 e da Liga Mundial 2014/2015. Já venceu o Troféu dos Campeões neste ano e vem com tudo para tentar conquistar o título olímpico que não é seu desde 2004, quando conquistou pela única vez o ouro.

Austrália com a taça da Liga Mundial 2014/2015

Alemanha e Holanda tentarão quebrar o domínio australiano e repetir Londres 2012, quando decidiram o título, com vitória para os alemães. A Alemanha vem em uma fase difícil. Um fraco sexto lugar na Copa do Mundo em 2014 e o bronze na Liga Mundial 2014/2015 tiram os alemães das previsões do tetra olímpico, mas a camisa ainda pesa e o país pode brigar com força no Rio. A Holanda, ouro em 1996 e 2000, foi vice na Copa do Mundo e quarta colocada na Liga Mundial 2014/2015; atualmente possui time para brigar pelo lugar mais alto do pódio.

A Índia ressurge no cenário mundial após anos como mera coadjuvante. Terceiros colocados na Liga Mundial 2014/2015 e vice-campeões no Troféu dos Campeões 2016, os indianos, detentores de nove ouros olímpicos. chegam com vontade de surpreender. Já a Argentina, terceira colocada na Copa do Mundo de 2014, busca repetir os bons resultados da equipe feminina.

O Brasil conseguiu classificar pela primeira vez na história uma equipe para a disputa do hóquei na grama olímpico, após o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos em 2015. É a zebra do torneio e a participação nos Jogos é uma boa oportunidade para aumentar a visibilidade da modalidade no país. 

Feminino
Data: 6 a 19/08
Sede: Deodoro
Competidores: 12 equipes e 192 atletas
Favoritos ao ouro Holanda |  Argentina
Candidatos a medalha Austrália |  Grã-Bretanha |  Estados Unidos
Brasil Brasil: Não tem

Grupo A: China, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Espanha
Grupo B: Argentina, Austrália, Grã Bretanha, Índia, Japão e Estados Unidos

A Holanda foi campeã do Mundo em 2014, mas acabou com o vice-campeonato da Europa em 2015 e teve de se contentar com um quinto lugar na Liga Mundial 2014/2015 e o vice no Troféu dos Campeões em 2016. Apesar das derrotas recentes, as holandesas seguem como favoritas para o terceiro ouro olímpico em sequência e o quarto no total.

A grande rival holandesa para a disputa olímpica é a Argentina, prata em 2012. Campeã da Liga Mundial 2014/2015 e do Troféu dos Campeões 2016, a Argentina ficou apenas em terceiro lugar na Copa do Mundo em 2014, após uma campanha irregular. Nessa nova era sem Luciana Aymar (considerada por muitos especialistas como a melhor de todos os tempos), as "Leonas" buscam o inédito ouro olímpico.

Holanda celebrando o título da Copa do Mundo em 2014

Vice-campeã mundial em 2014, a Austrália tenta repetir o desempenho de dois anos atrás. O sexto lugar na Liga Mundial 2014/2015 e no Troféu dos Campeões 2016 jogam contra no retrospecto recente, mas as australianas se apresentam sempre como adversárias temidas.

Campeã da Europa em 2015 (como Inglaterra). a Grã-Bretanha tenta revalidar pelo menos o bronze obtido em 2012, pois os fracos desempenhos na Liga Mundial e no Troféu dos Campeões complicam alguma possibilidade de medalha. Uma boa surpresa são os Estados Unidos. Quarto lugar na Copa do Mundo e campeã Pan-Americana em 2015, as norte-americanas podem aprontar para cima das rivais mais tradicionais.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar