Últimas Notícias

Faixas olímpicas começam a funcionar nesta segunda em diversas vias do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio vai começar a implantar as Faixas Olímpicas nas principais vias da cidade a partir da segunda-feira (25). O sistema consiste na sinalização de uma faixa de tráfego dedicada à Família Olímpica (veículos credenciados pelo Comitê Organizador Rio 2016) e se estenderá até o dia 22 de agosto, um dia depois da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O objetivo é facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações dos Jogos.

Também a partir desta segunda-feira, a faixa reversível da Linha Amarela será cancelada. A reversível deixará de funcionar até o dia 22 de agosto. No mesmo período, os acessos 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Av. Dom Helder Câmara) da Linha Amarela ficarão fechados no período da manhã entre 6h e 10h, no sentido Fundão. O acesso 8, no sentido Barra, ficará fechado no período da tarde entre 15h e 21h.

A sinalização viária estabelece três tipos de faixas olímpicas. São elas:

Faixas prioritárias

Para uso de veículos da Família Olímpica e de transporte público (ônibus e táxis). As faixas prioritárias são: as vias de BRS da cidade, nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro, sinalizadas com a marca Rio 2016 e com a faixa contínua ou tracejada azul, que funcionarão 24 horas por dia. Ao todo, são 60 quilômetros de extensão.  Além do BRS, também são faixas prioritárias: as faixas seletivas da Avenida Brasil; a Avenida Niemeyer e as vias da Ilha do Fundão. A partir da 0h do dia 25 de julho, os sistemas BRS e a faixa seletiva da Avenida Brasil farão parte das Faixas Olímpicas. As outras faixas prioritárias só passarão a funcionar no dia 31 de julho (Av.Niemeyer, Ilha do Fundão, Vieira Souto e Delfim Moreira).

Faixas dedicadas
A partir do dia 31 de julho. Para uso exclusivo de veículos da Família Olímpica. São 164 quilômetros de vias sinalizadas com uma faixa verde contínua ou tracejada e a marca Rio 2016.

Faixas compartilhadas
Com 36 quilômetros de extensão, a faixa permite o tráfego de qualquer veículo, mas os motoristas devem dar preferência ao fluxo da Família Olímpica. São sinalizadas apenas com marca Rio 2016.

Os veículos estão sujeitos à multa de R$ 1.500 em caso de descumprimento das regras.  A fiscalização do uso indevido das faixas será feita por equipamentos eletrônicos e por agentes da Guarda Municipal.  A Transolímpica já opera, desde o dia 11, como faixa exclusiva para o deslocamento da Família Olímpica.

 As informações detalhadas com a descrição de todas as vias que contam com as faixas estão disponíveis no site CidadeOlimpica.rio, no link http://bit.ly/FaixasOlimpicas

Foto: Seconserva


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar