Últimas Notícias

Defesa apresenta novo Centro de Controle Interagências e estrutura militar móvel

O Rio de Janeiro conta com uma nova estrutura para apoio às operações de segurança e defesa durante os Jogos Olímpicos. Com viaturas recebidas de Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná, o Centro de Coordenação de Operações Terrestres Interagências Móvel é o primeiro montado no país que poderá ser deslocado em caso de necessidade na proteção de estruturas estratégicas, em calamidades públicas e em ações de combate ao terrorismo.

"É um projeto piloto que pretendemos implantar, a partir do ano que vem, em outros oito comandos militares de área no Brasil", explica o tenente-coronel Felipe Drumond Moraes, comandante do Batalhão Escola de Comunicações, responsável pela execução do projeto no Rio de Janeiro.

Durante os Jogos Olímpicos, o centro móvel, inicialmente localizado no Comando de Defesa Setorial (CDS) de Deodoro, poderá ser acionado dentro das estratégias do projeto Proteger, do Exército, para apoio ao evento. "Se tivermos algum problema no nosso Centro de Comando e Controle, no Centro do Rio, essa estrutura móvel tem condições de apoiar e ser deslocada para alguma área de interesse da coordenação de defesa", acrescenta Drumond.

A comunicação é de voz, dados e imagens, interligando os quatro CDS da cidade (Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana) e as demais forças subordinadas. "Esses caminhões têm a capacidade de integrar imagens, informação e áudio de todos os demais centros de comando e controle que podem ser deslocados a qualquer local e a qualquer momento. É uma pequena parte do equipamento que está disponível para nossas atividades de defesa e segurança", avalia o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que nesta quinta-feira (21.7) visitou o CDS de Deodoro.

O local, ampliado para atuar durante os Jogos Olímpicos, passa a contar agora com o Centro de Controle de Operações Interagências. Ao todo, 125 câmeras foram adquiridas e posicionadas na região de Deodoro, em pontos próximos às instalações de competição, monitorando vias, entradas e locais de passagem do público.

Foto: CCOMSEX


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar