Últimas Notícias

Morre o pugilista e campeão olímpico Muhammad Ali



Faleceu neste sábado (4), aos 74 anos, o ex-pugilista Muhammad Ali (USA), que é considerado o maior de todos os tempos. Ali, que há anos sofria do mal de Parkinson, estava internado desde a última quinta feira e faleceu devido a problemas respiratórios. Ele já tinha sido internado em 2014 e 2015 devido a uma pneumonia e uma infecção urinária, respectivamente.

Ali foi campeão olímpico de boxe em 1960, quando ainda se chamava Cassius Clay. O boxeador chegou a escrever em sua autobiografia que tinha jogado sua medalha no Rio Ohio, após ser rejeitado em um emprego em um restaurante por ser negro, mas ele apenas a perdeu. Nos Jogos de Atlanta 1996, Ali recebeu uma medalha substituta no intervalo de um jogo de basquete dos Estados Unidos. 

Nos anos 60, se converteu ao islamismo e adotou o nome que o fez ficar mundialmente famoso: Muhammad Ali. Em 1967 se recusou a se alistar no exército americano e ir à Guerra do Vietnã, afirmando que "nenhum vietcongue me chamou de crioulo, então por que devo ir lá matá-los?". Devido a isso, perdeu sua licença pra lutar boxe e ficou quatro anos sem disputar uma luta.

Ali participou de lutas épicas contra Joe Frazier, George Foreman, Ken Norton (onde Ali lutou com a mandíbula quebrada). Ele se aposentou em 1981, já demonstrando sinais da doença de Parkinson.

Ali virou embaixador da Paz das Nações Unidas (ONU) e acendeu a Pira olímpica dos Jogos de Atlanta em 1996. Já debilitado pelo Parkinson, segurando a tocha com a mão direita, e a esquerda totalmente trêmula, comoveu o mundo.  Ali foi considerado pela 'Sports Illustrated' o maior atleta do século XX.  Ele se casou três vezes e deixa nove filhos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar