Últimas Notícias

Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô tem obras concluídas

Foto: Governo do Rio

A Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô foi entregue na quarta-feira (15.06), no Rio de Janeiro. Com a conclusão das obras civis e serviços de acabamento, a estação segue, agora, com a finalização da instalação de sistemas e testes operacionais. De acordo com a demanda prevista, 61 mil pessoas vão utilizar esta estação diariamente.

São Conrado é a segunda estação com serviços finalizados, depois da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, concluída no final de maio. Com isso, a implantação do trecho olímpico da Linha 4 do Metrô chega a 96% de conclusão. As obras nas demais estações estão em fase de acabamento, já com testes de sistemas e operacionais, que tiveram início em janeiro e ocorrem por fases.

“Todas as cinco estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico) estarão disponíveis no dia 1° de agosto para utilização. Não existe possibilidade de atrasos. Todas as frentes continuam avançando normalmente, e a garantia do Governo Federal de que, no início da próxima semana, teremos os recursos necessários para a conclusão das obras nos deixa ainda mais confiantes”, afirmou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

Construída no maciço rochoso, a estação São Conrado terá três acessos de passageiros: Estrada da Gávea, na altura do antigo supermercado Extra; Avenida Niemeyer, altura da Igreja Universal da Rocinha; e Avenida Aquarela do Brasil, próximo à antiga concessionária Itavema. Há rampas e elevadores nos acessos, de forma a garantir a acessibilidade de todos. Quatro esteiras rolantes darão mais comodidade ao deslocamento dos passageiros no acesso pela Avenida Aquarela do Brasil.  

O detalhe desta estação está nas claraboias das áreas de bilheterias. O teto envidraçado, com 16 metros de diâmetro, dá mais vida aos acessos à estação subterrânea, privilegiando a iluminação natural.    

300 mil pessoas por dia    
A Linha 4 do Metrô, obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado.

“Em qualquer país do mundo, a operação de um novo sistema de transporte começa de maneira especial. O plano desenhado para a Olimpíada prevê o funcionamento da Linha 4 durante todo o horário, com intervalo a cada oito minutos. Esse intervalo atenderá plenamente a demanda de passageiros estimada para o período dos Jogos.  Teremos 100% de operacionalidade desde o primeiro dia, afinando a operação, reduzindo o intervalo para que, até o fim do ano, possamos atingir a capacidade plena do sistema”, destacou Rodrigo Vieira.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar