Foto: Governo do Rio |
A Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô foi entregue na
quarta-feira (15.06), no Rio de Janeiro. Com a conclusão das obras civis
e serviços de acabamento, a estação segue, agora, com a finalização da
instalação de sistemas e testes operacionais. De acordo com a demanda
prevista, 61 mil pessoas vão utilizar esta estação diariamente.
São Conrado é a segunda estação com serviços finalizados, depois da
Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, concluída no final de maio. Com isso, a
implantação do trecho olímpico da Linha 4 do Metrô chega a 96% de
conclusão. As obras nas demais estações estão em fase de acabamento, já
com testes de sistemas e operacionais, que tiveram início em janeiro e
ocorrem por fases.
“Todas as cinco estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah,
Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico) estarão
disponíveis no dia 1° de agosto para utilização. Não existe
possibilidade de atrasos. Todas as frentes continuam avançando
normalmente, e a garantia do Governo Federal de que, no início da
próxima semana, teremos os recursos necessários para a conclusão das
obras nos deixa ainda mais confiantes”, afirmou o secretário de Estado
de Transportes, Rodrigo Vieira.
Construída no maciço rochoso, a estação São Conrado terá três acessos
de passageiros: Estrada da Gávea, na altura do antigo supermercado
Extra; Avenida Niemeyer, altura da Igreja Universal da Rocinha; e
Avenida Aquarela do Brasil, próximo à antiga concessionária Itavema. Há
rampas e elevadores nos acessos, de forma a garantir a acessibilidade de
todos. Quatro esteiras rolantes darão mais comodidade ao deslocamento
dos passageiros no acesso pela Avenida Aquarela do Brasil.
O detalhe desta estação está nas claraboias das áreas de bilheterias.
O teto envidraçado, com 16 metros de diâmetro, dá mais vida aos acessos
à estação subterrânea, privilegiando a iluminação natural.
A Linha 4 do Metrô, obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai
transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas
por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O
projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô
subterrâneo existente no estado.
“Em qualquer país do mundo, a operação de um novo sistema de
transporte começa de maneira especial. O plano desenhado para a
Olimpíada prevê o funcionamento da Linha 4 durante todo o horário, com
intervalo a cada oito minutos. Esse intervalo atenderá plenamente a
demanda de passageiros estimada para o período dos Jogos. Teremos 100%
de operacionalidade desde o primeiro dia, afinando a operação, reduzindo
o intervalo para que, até o fim do ano, possamos atingir a capacidade
plena do sistema”, destacou Rodrigo Vieira.
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