Últimas Notícias

Convocada seleção feminina de basquete para a Copa América Sub-18

Foto: FIBA

O técnico Carlos José Lima convocou, na sexta-feira (dia 10), a Seleção Brasileira Sub-18 Feminina que vai defender o Brasil na Copa América da categoria, que será disputada em Valdívia, no Chile, entre os dias 13 e 17 de julho. A Copa América irá classificar os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-19 de 2017. Assumindo pela primeira vez o desafio de comandar a equipe nacional, Carlinhos falou sobre a expectativa.

“Comandar uma seleção brasileira é a realização de um sonho. É tudo que eu buscava profissionalmente. Estou muito satisfeito com esse convite da Adriana Santos (Coordenadora de Seleções Femininas) e da CBB. A minha expectativa para a Copa América é primeiro a conquista da vaga para o Mundial do próximo ano e fazer uma boa competição”, disse o técnico, de 44 anos, que comanda desde 2009 a equipe adulta de São José (SP). “Para chegarmos nesse objetivo chamamos num primeiro momento dez jogadoras, com base na equipe que conquistou o título invicto do Campeonato Sul-Americano Sub-17 (Paraguai/2015). Além disso, conversei também com os técnicos e avaliamos as condições que as jogadoras se encontram nesse momento”, completou.

Além das dez jogadoras, o treinador irá aproveitar para completar o grupo as atletas que disputarão o Campeonato Mundial Sub-17, no final de junho na Espanha.

“Essas duas Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-18 se completam. São duas gerações com muitos talentos. E como se trata de uma competição extremamente importante e classificatória, optamos por convocar as atletas que se encontram no melhor momento para esta competição”, concluiu o treinador.

Na Copa América o Brasil está no grupo “A” e estreia contra a Venezuela no dia 13 de julho, às 16h45 de Brasília. Ainda na fase de classificação as brasileiras irão enfrentar os Estados Unidos (15, às 19h) e a Guatemala (16, às 16h45). A chave “B” é formada por Argentina, Chile, Canadá e México.

A Seleção Brasileira Sub-18 Feminina se apresenta no dia 2 de julho, às 13h de Brasília, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG), onde realizarão os treinamentos em período integral. A delegação nacional embarca para o Chile no dia 11 de julho.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as equipes jogaram entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificaram para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar. 

Abaixo segue a convocação:

Ana Julia dos Santos Passos – Pivô – 18 anos – 1,80m – ADC São Bernardo (SP) – SP
Gabriella D’Arrigo Soares – Lateral – 17 anos – 1,74m – Divino/Jundiaí (SP) – RS
Ibukunoluwa Tinuola Marilia Nascimento Awe – Lateral – 18 anos – 1,77m – ASP Club Municipal (RJ) – RJ
Izabel França Varejão de Angelo – Pivô – 16 anos – 1,90m – Carolina Waves (EUA) – ES
Juliana Souza Maria – Pivô – 17 anos – 1,85m – ADC Bradesco (SP) – SP
Lays da Silva – Armadora – 17 anos – 1,68m – ADC São Bernardo (SP) – SP
Maria Olímpia Guimarães Diniz Tomaz – Pivô – 17 anos – 1,84m – ADC Bradesco (SP) – MG
Maria Paula Lopes Albiero – Armadora – 17 anos – 1,72m – Carolina Waves (EUA) – PR
Mariane Vargas Cruz – Lateral – 18 anos – 1,78m – Divino/Jundiaí (SP) – SP
Milena de Sousa Rodrigues – Lateral – 18 anos – 1,76m – ADC São Bernardo (SP) – SP
Média de Idade: 17,3 anos
Média de Altura: 1,78m

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar