Últimas Notícias

Open Internacional de Atletismo Paralímpico - Dia 3

Danoel Tavares (Foto: CPB)

O brasileiro Daniel Tavares bateu, na sexta-feira, 20, o recorde mundial dos 400m, classe T20 (deficientes intelectuais).  O jovem de 20 anos superou em quase meio segundo o antigo recorde, que lhe rendeu o ouro no Mundial Paralímpico de Doha, em outubro passado. Esta foi a principal prova do terceiro dia de competições do Open Internacional de Atletismo, disputado no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão. O campeonato serve de evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio-2016.

O paulista terminou a prova em 47s78 – quase cinco décimos mais rápido do que os 48s27 que fez no Catar e que seguia como a melhor marca de todos os tempos na sua classe.

“Eu estava treinando muito forte para bater o recorde, mas achei que ia correr na casa de 48s cravado. Foi a minha primeira competição do ano, mas acho que ainda dá pra melhorar mais nas etapas do Circuito Paralímpico. Minha expectativa para os Jogos aumentaram ainda mais”, disse Daniel Tavares.

Este foi o segundo recorde mundial quebrado no evento-teste paralímpico. Nesta quinta-feira, o dinamarquês Daniel Jorgensen bateu a marca do salto em distância na classe T42, com 6,67m.

“O Daniel Tavares está em uma evolução muito grande e superou o recorde mundial em quase meio segundo. Esta é a maior prova de que ele tem todo o potencial e está em evolução para ser um dos grandes nomes brasileiros para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016”, disse Ciro Winckler, coordenador-técnico do atletismo paralímpico brasileiro.

Outro recorde mundial quase caiu no salto em distância feminino, classe T11 (cegos totais). Silvânia Costa repetiu a melhor marca da sua carreira, com 5,20m, e ficou com a medalha de ouro. Porém, ficou a 1cm do salto da espanhola Purificacion Ortiz, que resiste desde janeiro de 1997.

“Vamos deixar para fazer a melhor marca no Rio-2016 (risos). Conseguir esta distância me dá mais confiança para buscar um título tão almejado. A proximidade da marca me estimula para treinar mais e saltar cada vez melhor”, disse Silvânia, que completará 29 anos nesta segunda-feira, 23.

Neste sábado, 21, haverá o encerramento da programação do Open. Estão previstas disputas de provas de 400 e 1.500m, além de provas de campo. Algumas delegações ainda irão compor equipes de revezamento 4x100m nas classes T11-13 (deficientes visuais) e T42-47 (amputados de membros superiores e inferiores) em ambos os gêneros.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar