Últimas Notícias

Meu Momento Olímpico - Marcelo Laguna

Joaquim Cruz em 1984

"O meu momento olímpico inesquecível tem a ver com a minha própria carreira profissional. Ainda quando cursava jornalismo, consegui um estágio na rádio Gazeta, em São Paulo, no início de 1984. A emissora dedicava então um bom espaço para a programação esportiva e estava criando um programa especial de “esportes amadores” (como se costumava definir os esportes olímpicos na época.

Ao lado de outros três colegas, comecei a integrar a equipe de produção e reportagem do programa, já de olho na cobertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Foram meses acompanhando treinos, coletivas, seletivas e até mesmo pré-olímpicos (o qualificatório do basquete masculino das Américas naquele ano foi realizado em São Paulo), na preparação para o momento mais esperado do ano: trabalhar, ainda como estudante de jornalismo, a primeira Olimpíada de minha carreira.

A cobertura de uma edição de Jogos Olímpicos, mesmo feita do estúdio em São Paulo, sem enviado especial e ainda tendo que dividir o tempo com aulas e provas, logicamente foi intensa, cansativa, mas incrivelmente enriquecedora. Foi um verdadeiro curso intensivo de jornalismo esportivo. Mas o melhor presente ainda estava por vir.

Na noite de 6 de agosto, eu estava escalado para acompanhar a final dos 800 m. Um brasileiro desconhecido do grande público, mas que já vinha fazendo grandes resultados em competições internacionais desde os tempos de juvenil, estava alinhado entre os finalistas. Na tela da tevê, o inesquecível Osmar Santos narrava a fantástica prova do brasiliense Joaquim Cruz, que de forma espetacular arrancou nos últimos 200 metros, deixando para trás lendas olímpicas como os britânicos Sebastian Coe (que havia sido ouro em Moscou 1980) e Steve Ovett.

Uma medalha de ouro e com direito a recorde olímpico (1min43s), marca que só foi quebrada em Atlanta 1996, pelo dinamarquês Vebjorn Rodal, ouro naqueles Jogos com 1min42s58.

Para um simples “foca”, acabou ficando a honra de gravar o boletim que registrava aquela que está entre as cinco conquistas mais emocionantes do Brasil na história dos Jogos Olímpicos."

Marcelo Laguna, Jornalista do Jornal "O Lance!" e dono do blog Laguna Olímpico

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar