Últimas Notícias

Mais de 20 países acompanham exercício antiterror preparatório para os Jogos de 2016

Foto: Ministério da Defesa
Adidos militares de mais de 20 países acompanharam na última terça-feira (10), em Goiânia (GO), o primeiro dia do exercício interagências de enfrentamento ao terrorismo. A atividade realizada pelo Ministério da Defesa é parte da preparação da segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Países como Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Japão, México, Rússia, Reino Unido, Polônia, Indonésia e Chile conferiram de perto o entrosamento dos militares de tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública do Brasil que atuarão na segurança das Olimpíadas.

A atividade é realizada durante toda a semana no Comando de Operações Especiais do Exército (COpEsp), em Goiânia, onde está ativado, desde outubro de 2015, o Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo (CCPCT). 

O comandante do CCPCT, general Mauro Sinott, explicou que o exercício, além de ampliar a integração entre os envolvidos, é fundamental para mostrar ao mundo que o Brasil está pronto para receber um evento tão gigantesco quanto as Olimpíadas.

"Os adidos puderam perceber nitidamente que o nosso planejamento, a nossa arquitetura montada para fazer frente a possíveis ameaças é perfeitamente factível em termos militares", afirmou. "Nessa atividade, conseguimos traduzir para eles, em termos práticos, como vamos desenvolver de forma integrada a atividade contraterror. E pudemos mostrar que a agenda da segurança é uma atividade de Estado que está em plenas condições de proporcionar a segurança adequada, não só para a nossa população, mas para todas as delegações que aqui estiverem", acrescentou.

Aprovação japonesa e americana

Para Toru Yamachi, adido militar do Japão, próximo país a sediar os Jogos, o modelo de segurança integrada - já consagrado no Brasil em outros grandes eventos, como a Copa de 2014 - também será adotado pelo seu país. "Os militares e policiais brasileiros ofereceram, nesse treinamento, uma ótima oportunidade de conhecimento para nós. Temos um sistema integrado bem parecido, mas é muito bom poder ver na prática como o Brasil está se preparando", disse. "Creio que os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro serão um verdadeiro sucesso", completou.

O adido militar dos Estados Unidos, Jose Espinosa, falou sobre a importância de todos os países do mundo estarem atentos a esse tipo de ameaça. Também destacou que a troca de experiências com o Brasil vem desde a época da II Guerra Mundial. "É muito bom ver que aqui o treinamento antiterrorismo também é desenvolvido com excelência", elogiou.

Área de risco

Ao longo desta terça-feira foram realizadas atividades em pista de tiro, onde são testadas as capacidades operacionais do militar para progredir em terreno, enfrentando as mais adversas situações. "Fizemos aqui a simulação de uma situação que pode acontecer durante uma operação de resgate em que alguém da equipe ou até o próprio refém pode estar ferido e o profissional precisa sair da área de risco carregando o indivíduo e sem perder a eficiência", explica o capitão José Luís Gonçalves, da Polícia Militar de São Paulo.

O delegado Denis Cali, chefe da Divisão Antiterorismo da Polícia Federal, ressaltou a importância da atuação interagências. "A cooperação e a atuação entre as instituições são fundamentais para o combate ao terrorismo, tanto na participação tática, como na identificação de um alvo, na forma que a equipe vai entrar, como vai neutralizar o criminoso", explicou.

Também nesta terça-feira, foi realizada uma oficina de ajuste de pontaria do armamento, atividade que contou com mais de 280 participantes. O objetivo é garantir a precisão do equipamento, tendo em vista que em muitas das 17 oficinas de treinamento serão feitos disparos com tiros reais.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar