Últimas Notícias

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo 2016 - Dia 2

Foto: CBAt

Corredores brasileiros alcançaram no domingo (15) índices olímpicos no segundo dia do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, evento-teste da modalidade para os Jogos de 2016, que acontece no Estádio Olímpico do Engenhão.

Pela manhã,  Lutimar Paes e Kleberson Davide conseguiram os índices exigidos nos 800 m (1:46.00) ao conquistarem as medalhas de ouro e de prata. Lutimar e Kleberson comemoraram muito o resultado ainda na pista, ao constatarem as marcas no placar e logo no telão: 1:45.42 e 1:45.79, respectivamente. O norte-americano Brandon Johnson, que puxou o ritmo da prova, terminou em terceiro lugar, com 1:46.12.

"O grande objetivo aqui no Ibero-Americano era o índice e ainda consegui a medalha de ouro", festejou o gaúcho Lutimar, de 27 anos, que chegou na quinta-feira (12) de Paipa, na Colômbia, onde realizou um período de três semanas de treinamento em altitude. "Entrei muito confiante na prova e tudo deu certo", concluiu.

Kleberson também ficou aliviado com o índice. "Estava correndo atrás faz tempo e sempre enfrentando problemas com lesões. Agora saiu. Vou dar continuidade ao trabalho. Nunca abaixei a cabeça e agora veio a recompensa", comentou o atleta paulista, de 30 anos, casado com a velocista Franciela Krasucki, também qualificada para a Olimpíada.

Nos Jogos de Londres, em 2012, Kleberson não pôde competir em função de uma virose contraída às vésperas do evento. "Tive febre, passei um dia no hospital e acabei vetado pelo médico do Brasil. Foi uma das maiores decepções de minha vida. Lutei tanto para chegar lá e não pude entrar na pista", lembrou. "Agora, é escrever outra história."

Nos 800 m feminino, Liliane Mariano ficou com a medalha de bronze, com 2:07.06. A campeã foi a colombiana Rosibel Mina, com 2:07.06, seguida da uruguaia Lorena Sosa, com 2:08.00.

No arremesso do peso, Geisa Arcanjo conquistou a medalha de prata, com 17,92 m. A vencedora foi a venezuelana Ahimara Espinoza, com 18,19 m, enquanto o bronze ficou com a chilena Natalia Duco, com 17,45 m. Geisa repetiu duas vezes o índice olímpico de 17,75 m: 17,91 m na segunda tentativa e 17,92 m na sexta e última. "Estou feliz. Consegui fazer as melhores marcas do ano no estádio que será palco da Olimpíada. Espero superar logo a barreira dos 18 metros para chegar bem nos Jogos", disse a paulista, que foi sétima colocada na Olimpíada de Londres.

Nas semifinais dos 200 m, Bruno Lins e Aldemir Gomes Junior classificaram-se para a final desta segunda-feira (16), às 10:20. Bruno venceu a série 2, com 20.56 (-0.2) e Aldemir ficou em terceiro lugar na primeira, com 20.59 (1.6).

No feminino, Kauiza Venancio, Franciela Krasucki e Rosangela Santos passaram para a final marcada para as 10 horas, também desta segunda-feira. Kauiza ficou na segunda colocação na segunda série, com 23.35 (-0.3), enquanto Franciela terminou em terceiro, com 23.41, e Rosangela em quinto, com 23.78, na primeira série (vento de -0.3).

Nos 110 m com barreiras, Gabriel Constantino (13.87), Eduardo de Deus (13.78) e João Vitor de Oliveira (14.02) disputarão a final também nesta segunda-feira, às 11 horas.

Jailma Sales de Lima obteve o índice olímpico nos 400 m ao vencer a prova com o tempo de 51.99, a melhor marca pessoal da temporada. "Estava querendo voltar a correr na casa dos 51.00 desde o ano passado e finalmente consegui", comemorou a paraibana, de 29 anos, que tem 51.66 como recorde pessoal. "Agora, vou ter mais tranquilidade para treinar como foco exclusivo para a Olimpíada", completou.

Outro bom resultado foi obtido nos 400 m com barreiras, com Mikael Antonio de Jesus, que conquistou a medalha de prata, com 49.62. Aos 18 anos, o atleta paranaense quebrou pela terceira vez este ano o recorde sul-americano sub-20, ratificou o índice para o Mundial da Polônia, em julho, e se credenciou entre os favoritos para lutar por uma medalha na cidade de Bydgoszcz. Ele tem o segundo melhor tempo do mundo sub-20, ficando atrás somente do jamaicano Jaheel Hyde, com 49.16.

"Estou me sentindo muito confiante e melhorando meus resultados progressivamente. Hoje, não penso em Olimpíada. Meu foco é o Mundial Juvenil. Se conseguir o índice olímpico de 59.40 será consequência do trabalho realizado", disse Mikael, que tinha 49.82 como recorde. A melhor marca anterior da prova era de Eronilde Nunes de Araújo, com 50.15, desde 1989.

O uruguaio Andrés Silva ganhou o bicampeonato do Ibero-Americano, com 49.48, enquanto o espanhol Mark Ujakpor ficou com a medalha de bronze, com 49.65.

No salto em distância, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, teve dificuldades em acertar as marcas de corrida na pista e não conseguiu bom resultado. Ele acertou apenas dois dos seis saltos a que teve direito, terminando com a medalha de bronze, com 7,71 m (0.3). "O terceiro lugar é legal, mas o objetivo era o ouro", disse, sem esconder a decepção. "Sei que posso saltar mais longe", completou o bicampeão mundial indoor, que embarca na quarta-feira (18) para Rabat, no Marrocos, onde participa da etapa africana da Diamond League.

O uruguaio Emiliano Lasa, que treina com Nélio Moura, em São Paulo, ganhou a medalha de ouro, com 8,01 m (0.5), seguido do espanhol Jean Okutu, com 7,84 m (0.6).

Outras vitórias
Brasileiros conseguiram outras medalhas de ouro na quarta etapa da competição. Nos 10.000 m marcha, Erica Sena completou as 25 voltas na pista em 45:01.32, confirmando o seu favoritismo. A pernambucana, que no dia 7 passado terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial de Marcha em Roma, na Itália, fez questão de representar o Brasil.

"Vim defender a Seleção e aproveitei para conhecer o circuito olímpico da marcha no Recreio dos Bandeirantes", afirmou Erica, que mora em Cuenca, no Equador. "Achei o percurso bom. Agora volto para casa e vou retomar os treinos depois de uma sequência forte de competições", concluiu a atleta que em Roma bateu o próprio recorde sul-americano, com 1:27.18.

No lançamento do disco, Ronald Julião foi vencedor, com 59,56 m, seguido do espanhol Pedro Cuesta, com 57,37 m, e do também brasileiro Carlos Valle, com 54,81 m.

No salto triplo, dobradinha brasileira. Keila Costa foi a vencedora, com 14,01 m (-0.2), enquanto Núbia Soares ficou em seguida, com 14,00 m (0.1) - as duas atletas conseguiram as melhores marcas pessoais da temporada.

No pódio do decatlo, dois brasileiros. O ouro ficou com o argentino Roman Gastaldi, com 7.634 pontos. Alex Soares e Nicolas Nascimento ficaram com a prata e o bronze, com 7.330 e 7.002 pontos, respectivamente.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar