Últimas Notícias

Japão consegue vitória dramática e garante vaga na grande decisão do Mundial de Futebol Feminino

E teremos em 2015 a reedição da final do mundial passado. O Japão, mesmo sem ser brilhante, venceu a Inglaterra com um gol no finalzinho e garantiu presença na grande decisão, quando vai enfrentar a seleção americana. As japonesas mais uma vez contaram com uma boa participação do setor de meio campo, mas com um ataque pouco efetivo. Como em boa parte dos jogos, a maior participação no ataque se deu com o avanço das laterais Ariyoshi e Sameshima, duas das grandes jogadoras da Copa do Mundo. A Inglaterra, por sua vez, povoou o meio campo e buscou uma jogada de contra-ataque com Toni Duggan e Jodie Taylor. E logo aos 40 segundos quase a tática deu certo, mas o chute de Taylor passou à direita do gol de Kaihori.

O time inglês seguia bem na marcação do meio campo japonês, com a destaque Aya Miyama participando pouco dos lances ofensivos. Parada na faixa esquerda, a capitã apenas assistiu a muitos ataques no primeiro tempo, visto que a seleção pretendia jogar mais pela outra faixa do campo, aproveitando o apoio de Ariyoshi e a participação de Sakaguchi na armação de jogadas. E foi justamente em uma dessas jogadas que saiu o lance do primeiro gol japonês. A lateral-direita apareceu sozinha atrás da inglesa Rafferty, que parou a jogada ofensiva japonesa apenas com falta. O lance foi fora da área, mas a árbitra neozelandesa marcou pênalti. Na cobrança, Miyama deslocou a goleira Bardsley e abriu o placar para a seleção Nadeshiko.

As asiáticas pouco puderam comemorar, já que o empate veio poucos minutos mais tarde. E, assim como no gol japonês, em um pênalti discutível. Fara Williams, que não tem nada a ver com o novo erro da árbitra, cobrou forte e venceu a goleira Kaihori, empatando o jogo. A partir daí, a Inglaterra foi melhor. Mesmo sem uma participação ofensiva grande de Jodie Taylor, Toni Duggan e meias como Jill Scott conseguiam levar perigo ao gol japonês. Duggan quase virou ainda no primeiro tempo, mas a finalização de perna direita foi sobre o gol japonês.

Na segunda parte do jogo, o domínio inglês era evidente. Um cabeceio de Jill Scott em cobrança de escanteio passou raspando a trave, e se concretizou na melhor chance das europeias nos 45 minutos finais. Mesmo com o domínio territorial, o jogo não tinha muitas chances de gol. O Japão sentia ausência de Miyama da partida, bem como a falta de qualidade em seu ataque. Mesmo demonstrando um esforço comovente, Ogimi e Ohno pouco conseguiam segurar a bola no setor de frente japonês, fazendo com que a partida esbarrasse demais no meio campo. Nem mesma a entrada da talismã Mana Iwabuchi (mais uma vez dando uma velocidade até então inexistente à seleção asiática) parecia evitar a prorrogação. E quando tudo já se encaminhava para mais 30 minutos de jogo, um cruzamento de Kawasumi pela direita foi desviado por Laura Bassett, zagueira inglesa. A defensora encobriu a própria goleira e viu seu chute tocar o travessão, quicar dentro do gol e sair. Era o gol da muito lamentada eliminação inglesa e o gol responsável por colocar o Japão em sua segunda final de Copa do Mundo consecutiva.

Agora as asiáticas disputarão a grande final no próximo domingo. A decisão acontece às 20h, horário de Brasília. Já a Inglaterra enfrenta a Alemanha pelo posto de terceiro lugar já no sábado, 17h (também pelo horário de Brasília).

Japão: Ayumi Kaihori; Saori Ariyoshi, Azusa Iwashimizu, Saki Kumagai, Aya Sameshima; Nahomi Kawasumi, Mizuho Sakaguchi, Rumi Utsugi, Aya Miyama; Shinobu Ohno (Mana Iwabuchi) e Yuki Ogimi.
Técnico: Norio Sasaki.

Inglaterra: Karen Bardsley; Lucy Bronze (Alex Scott), Stephanie Houghton, Laura Bassett, Claire Rafferty; Fara Williams (Karen Carney), Jill Scott, Jade Moore; Katie Chapman; Toni Duggan e Jodie Taylor (Ellen White).
Técnico: Marc Sampson.

Gols: Aya Miyama (Japão), aos 33min e Fara Williams (Inglaterra) aos 40 minutos do primeiro tempo; Laura Bassett (gol contra para o Japão) aos 47 minutos do segundo tempo.


Árbitra: Ana-Marie Keighley, da Nova Zelândia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar