Últimas Notícias

Duplas Brasileiras voltam as suas atenções para o Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Após uma pausa na corrida olímpica para a disputa do Mundial, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia recomeça com a etapa de Gstaad, na Suíça, que acontece de terça-feira (07.07) a domingo (12.07), com a presença de nove duplas brasileiras, contando pontos aos times para a vaga aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Como o Campeonato Mundial possui pontuação diferente das demais etapas e limita o número de duplas brasileiras na disputa a quatro em cada naipe, o torneio não contou pontos para a corrida olímpica brasileira. Agora, em Gstaad, a etapa voltará a valer.

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação para a Olimpíada de 2016 pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio de Janeiro). As outras duas vagas serão de indicação da CBV.

Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada. Após a etapa Suíça, ainda contarão pontos os Grand Slams do Japão, EUA, Polônia e a etapa carioca.

O país será representado no torneio feminino por Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), campeãs mundiais no último sábado, Juliana/Maria Elisa (CE/PE), bronze no torneio holandês, e Larissa/Talita (PA/AL). Esses três times entram direto na fase de grupos, a partir de quarta-feira (08.07). Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE), vice-campeãs no Mundial, e Maria Clara/Carol (RJ) estreiam no torneio qualificatório, que começa nesta terça-feira (07.07).

Já no torneio masculino, os campeões mundiais na Holanda, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), os medalhistas de bronze Pedro Solberg/Evandro (RJ), e Ricardo/Emanuel (BA/PR) estão direto na fase de grupos do torneio, a partir de quinta-feira (09.07). Já Guto e Allison começam no torneio qualificatório, que se inicia na quarta-feira.

A boa fase das duplas brasileiras é comprovada pelo ranking do Circuito Mundial 2015. Evandro e Pedro Solberg (RJ) lideram o ranking masculino, com 3.160 pontos, seguidos pelos holandeses Brouwer/Meeuwsen, que somam 2.940. No feminino, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) estão na primeira colocação, com 3.860 pontos, seguidas pelas canadenses Bansley e Sarah Pavan, com Juliana/Maria Elisa (CE/PE) em terceiro, com 2.920 pontos.

Gstaad, nos Alpes Suíços, é uma das cidades mais tradicionais a receber o Circuito Mundial e é apontada como um dos torneios favoritos dos atletas. A primeira etapa disputada por lá aconteceu em 2000. Desde então, sempre foi incluída no calendário. Em 2007, inclusive, foi sede do Campeonato Mundial. E o país com mais conquistas na Suíça é o Brasil, com 18 medalhas no feminino, sendo sete de ouro, e outras 18 no masculino, com seis títulos.

Os times vencedores da etapa de Gstaad nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Logo após a etapa suíça, ocorre a etapa de Yokohama, no Japão, de 21 a 26 de julho.

Foto: FIVB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar