Últimas Notícias

Novo modelo de classificação para as Olimpíadas é "arriscado", diz Juliana


O Brasil vai ter quatro duplas, sendo duas no masculino e duas no feminino, na disputa do vôlei de praia nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Elas serão definidas através da pontuação no Circuito Mundial deste ano. A parceria mais bem colocada em cada naipe vai ter a vaga garantida na competição, enquanto a outra será através de indicação da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Para Juliana, que faz dupla com Maria Elisa, o novo modelo é "um pouco arriscado". Em caso de contusão, por exemplo, o jogador pode ficar de fora do torneio internacional e, consequentemente, reduzir suas chances de carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos. 

- A CBV está fazendo uma coisa que nunca foi feita por nenhuma outra Confederação, né? Nunca vivi isso, mesmo antes de está disputando para disputar uma edição das Olimpíadas. Lembro que o lance era ficar até os 45 minutos do segundo tempo para decidir quais eram as duas duplas. É uma coisa nova para todo mundo, e a gente vai ter que aceitar. Vamos trabalhar pensando que precisamos fazer os oito melhores resultados da nossa vida para se classificar para as Olimpíadas - comentou Juliana, que forma dupla com a carioca Maria Elisa e foi medalha de bronze nos Jogos de Londres ao lado de Larissa.

A melhor jogadora do Circuito Mundial em 2009, 2010 e 2011 fica um pouco apreensiva. Ela, que foi campeã do torneio em 2014 com Maria Elisa, citou até o exemplo da contusão nas vésperas das Olimpíadas de Pequim, quando sofreu uma entorse no joelho direito e precisou passar por cirurgia, ficando fora da competição.

- De repente a pessoa se machuca em três, quatro, Grand Slams e não pode jogar, por exemplo. Não vai fazer pontos e também não vai ter a possibilidade de lutar por isso (vaga nas Olimpíadas) no ano seguinte. É um pouco arriscado, mas a vida do atleta é assim. Por exemplo, quando me machuquei em 2008, me machuquei 45 dias antes das Olimpíadas. Fico só pensando nesses fatores que podem acontecer. É um risco que a gente corre e a qualquer momento a contusão pode vir ou qualquer outra coisa. Isso pode impedir de jogar algum campeonato, impedir de fazer ponto e impedir de aparecer também. Mas é assim mesmo. Quem quer ir para Olimpíada tem que aguentar a pressão - explicou a Juliana.

Segundo a CBV, a dupla de cada naipe que obtiver o maior somatório de pontos em oito das dez etapas (são descartados os dois piores resultados, caso a dupla dispute os dez eventos) do Circuito Mundial de 2015 (cinco Grand Slams, quatro Major Series e a Copa do Mundo) estará classificada para a Olimpíada. Já a outra dupla será definida pela entidade que comanda o vôlei nacional no início de janeiro de 2016. Os indicados seguirão um critério técnico, e é uma maneira de resguardar algum caso de lesão de uma dupla, que poderá se recuperar a tempo. Com exceção de algum imprevisto, o critério de pontuação também deve prevalecer. O critério é bem diferente do estabelecido para as Olimpíadas de 2012. Na ocasião, os nomes foram definidos somente 40 dias antes dos Jogos de Londres, levando em conta o ranking da Federação Internacional Voleibol (FIVB). 

Diferentemente de Juliana, o paranaense Emanuel prefere saber com antecedência para fazer um planejamento adequado. O parceiro do baiano Ricardo, com quem levou a medalha olímpica em Atenas 2004, garante que independente qual seja o modelo de indicação para os Jogos do Rio, ele gostou do critério. Desse modo, pode programar melhor seu o cronograma de treinos.

- Essa questão de rendimento vem através da programação. E se você der a data com muita antecedência se prepara de forma melhor. Acredito que isso é a grande essência do esporte. Não adianta que só você dizer que vai chegar bem. Tem que ter uma preparação e com um plano de datas fica bem mais fácil e para quem é realmente profissional é muito mais fácil atingir o sucesso - concluiu o paranaense, que disputou as Olimpíadas de Atlanta, Sydney, e conquistou medalha de ouro, bronze e prata em Atenas, Pequim e Londres, respectivamente. 


Foto: FIVB
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar