Últimas Notícias

Guia do Mundial Masculino de Handebol 2015 (Parte I)


O marasmo dos leitores aficcionados em esportes olímpicos durou bem pouco tempo. Duas semanas depois do início do ano novo – mais precisamente no dia 15 de janeiro – tem início no Catar as emoções do Campeonato Mundial Masculino de Handebol 2015.

A Espanha, sede do torneio em 2013 é a atual campeã e com isso, garantiu a qualificação automatica neste ano. Entretanto, além do bicampeonato, a equipe ibérica busca assegurar sua vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem.

A seleção masculina do Brasil também está presente, e o objetivo, claro, é fazer um ótimo campeonato, que lhes ajude a colocar ao menos nas quartas de final. Mais “modesto” em relação à seleção feminina, que correrá atrás do bi no final do ano. Nas próximas partes do guia, falaremos o porquê da confiança em ver os rapazes chegando longe.

Além de Brasil e Espanha, outras 22 seleções se classificaram no meio de vários torneios e eliminatórias continentais, todas em busca do troféu de campeã, e também, da vaga olímpica direta, já livrando da possibilidade de um pré-olímpico encardido ou mesmo da não participação nos Jogos de 2016.

A partir de hoje e nos próximos dias, vamos passar um resumão aos leitores que buscam informações da competição em português, e que não encontram muito material. Fique de olho nas nossas postagens, siga o Mundial 2015 no Surto.

CLIQUE E CONFIRA AS OUTRAS PARTES DO GUIA:
Segunda parte (Grupo A)
Terceira parte (Grupo B)

REGULAMENTO

O regulamento é semelhante ao de 2013, simples. São 24 seleções divididas em 4 grupos com 6 equipes, num sistema de todos contra, em turno único. As quatro melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, daí tem as quartas, semifinal e a grande final, além da disputa pelo 3º lugar e os torneios de 17º ao 20º e 21º ao 24º colocado, para as equipes eliminadas na 1ª fase.

GINÁSIOS

Projeção da Lusail Sports Arena com a conclusão

Três ginásios receberão os jogos do Campeonato Mundial. Dois desses locais ficam em Doha, a capital do Catar: o Duhail Sports Hall – local que é uma espécie de “QG” do handebol catariano, com capacidade para 5500 lugares, e o Ali Bin Hamad Arena, com capacidade para 7700 pessoas. E em Losail, a Sports Arena local com capacidade para 15300 pessoas, que vai receber a abertura e as finais da competição.

POLÊMICA PRÉ-COMPETIÇÃO AGITA OS BASTIDORES

Reuters

A distribuição de vagas para esse Mundial causou polêmica no mês de julho passado. Até então, a Austrália tinha vaga garantida como representante da Oceania, assim como em outros anos (a equipe vinha disputando seguidamente desde 2003, além de outra participação em 1999). De repente, foram surpreendidos com a notícia de que teriam a vaga retirada, pois a Oceania não possui uma confederação continental da modalidade.

A situação ficou pior quando a vaga retirada foi “dada” para a Alemanha, país com imensa tradição no handebol, que no entanto, havia sido eliminada nas eliminatórias europeias contra a Polônia – o que seria apenas a segunda vez em que os germânicos ficariam de fora da competição mundial, e gerou acusações de favorecimento aos alemães em detrimento dos australianos, principalmente por conta dos direitos televisivos pagos pelas principais emissoras alemãs – coisa que não aconteceu, por problemas operacionais das emissoras abertas, que eram as donas dos direitos de transmissão.

AP
O critério para definir o convite, segundo a IHF, foi baseado em chamar uma equipe que tenha participado do Mundial de 2013, e havia ficado de fora do Mundial 2015, e a Alemanha, 5ª colocada na última competição, encaixou-se nessa regra. Uma campanha chegou a ser formada no Facebook em prol da devolução da vaga aos australianos, entretanto, os esforços acabaram sendo em vão e a Alemanha segue na competição.

Outras duas seleções desistiram das vagas conquistadas: Bahrein e Emirados Árabes Unidos, que foram substituídas por Arábia Saudita e Islândia.

EM 2013


A Espanha foi a sede da edição 2013 do Mundial Masculino de Handebol. Tendo uma das melhores equipes do mundo no esporte, e ainda jogando em casa, os espanhóis aproveitaram muito bem a oportunidade para conquistar seu segundo título no campeonato. Apesar de uma derrota para a seleção da Croácia – outra potência da modalidade – na primeira fase, a Espanha seguiu firme rumo à final. Nas oitavas, despachou a Sérvia por 32 a 20; nas quartas, bateu a tricampeã Alemanha em um jogo duro, que terminou 28 a 24 para os espanhóis; na semifinal, contra a surpreendente Eslovênia, o confronto terminou 26 a 22 para a Espanha.

Esperava-se então, a reedição do confronto da primeira fase, a “revanche” espanhola contra a Croácia. Entretanto, numa partida inspirada de Anders Eggert, que anotou 9 gols, a Dinamarca despachou a Croácia por 30 a 24, colocando os dinamarqueses na final, sedentos por finalmente ter a chance de conquistar um título após 19 participações em branco.

Mas, frente a um Palau Saint Jordi lotado, com mais de 19 mil presentes (o que para um ginásio é um público espetacular), a Dinamarca não teve nenhuma chance contra a Espanha, que dominou a final do início ao fim. Depois de fechar o primeiro tempo em 18 a 10, era só administrar o placar na parte final. Dito e feito, os espanhóis fecharam a partida em 35 a 19, conquistando o seu segundo título em Mundiais – o anterior havia sido em 2005. Joan Cañellas foi destaque naquela final, com 7 gols marcados, seguido pelo companheiro de time Valero Rivera, com seis. Cañellas, artilheiro do time estará presente no Catar, assim como Rivera.

E o Brasil nesse torneio? No Grupo A, a equipe terminou na terceira colocação, com 6 pontos – 3 vitórias sobre Tunísia, Argentina e Montenegro; e 2 derrotas – para Alemanha e França, duas forças do handebol masculino. Nas oitavas, o jogo foi contra a Rússia, e o time brasileiro apertou bastante, mantendo o equilíbrio do início ao fim. Mas, num ataque de Serguei Gorbok, os brasileiros acabaram eliminados do Mundial, com 27 a 26 no placar.

O guia segue amanhã, com o resumão do que esperamos no Grupo A do Mundial Masculino de Handebol, o grupo do Brasil, Espanha e Catar!.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar