Últimas Notícias

COI dá status de membro temporário ao Kosovo. Decisão definitiva sairá em dezembro


O Kosovo recebeu hoje (22) o status de membro temporário do COI (Comitê Olímpico Internacional) e pode se tornar o 205º membro da entidade na Reunião Extraordinária, que acontecerá em dezembro.

 O pequeno país localizado nos Balcãs declarou a sua independência da Sérvia em 2008. Entretanto, os sérvios não reconhecem a independência kosovar.

Em uma declaração, o COI disse que: "A Mesa Executiva do COI percebeu que o Comitê Olímpico do Kosovo alcançou todas as metas necessárias para o reconhecimento na Carta Olímpicas."

"Isso inclui requerimentos técnicos e esportivos, assim como a definição de país, de acordo com a regra 30.1, que é a de um estado independente reconhecido pela comunidade internacional." 

"O Kosovo é reconhecido como país por 108 dos 193 membros das Nações Unidas."

"A decisão foi tomada pela Mesa Executiva para proteger os interesses dos atletas do Kosovo e para remover a incerteza que talvez eles tenham. Irá permitir que os atletas do país possam participar das qualificações para 2016 e para as futuras edições dos Jogos Olímpicos." 

A noticia foi recebida com alegria pelo presidente do Comitê Olímpico do Kosovo, Besim Hasani.

Ao site Inside the Games, Hasani, que preside o comitê desde 1996, disse que: "Finalmente alcançamos o nosso sonho."

"São noticias maravilhosas para os atletas do Kosovo."

"Esperamos que o Kosovo possa ser um bom membro do Movimento Olímpico" completou Hasani.

Entretanto não vai ser fácil. Sérvia, Rússia e China devem se opor ferrenhamente a admissão definitiva da pequena nação. Uma vez que os sérvios não reconhecem a independência kosovar e bloquearam nos últimos quatro anos as tentativas do Kosovo de se tornar membro do COI.

A votação para a transformação de membro de temporário para definitivo acontecerá na Reunião Extraordinária do COI, que acontecerá em Mônaco (MON) em 7 e 8 de dezembro, 


Fonte: Reuters e Inside the Games

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar