Últimas Notícias

Por "ranking normal", Thomaz Bellucci espera repetir atuações da Copa Davis no Circuito


Foram dois jogos memoráveis de Thomaz Bellucci. Primeiro, uma virada após estar perdendo por 2 sets a 0 para Pablo Andujar, salvando um match point. Depois uma vitória sólida sobre Roberto Buatista Agut, número 15 do mundo. O tenista foi o herói brasileiro no triunfo histórico sobre a gigante e tradicional Espanha. Confiança não falta ao número 83 do mundo para repetir as atuações que ajudaram a garantir o retorno do Brasil à elite da Copa Davis em 2015. Ele ainda saboreia - merecidamente - os frutos do feito no saibro do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e mira repetir as belas apresentações da Davis no Circuito Mundial para aos poucos subir no ranking.

- Acreditar é o primeiro passo, se não acreditar não ganha de ninguém. No Circuito, as pessoas me respeitam. Já tive boas vitórias, já perdi jogo que poderia ter ganhado. Quando estou jogando bem sou perigoso. Consegui render muito bem na Davis. Se conseguir jogar assim (no Circuito) não me preocupo muito (em defender pontos nos Challengers). Com o tempo vou conseguindo voltar ao meu ranking normal. O mais importante é estar com a cabeça limpa para os próximos torneios - disse Bellucci.

Aos 26 anos, o tenista alcançou sua melhor posição no ranking em julho de 2010, quando chegou a ser o número 21 do mundo. Por quatro anos, Thomaz se firmou no top 50, com apenas uma saída do grupo às vésperas das Olimpíadas de Londres, em 2012. No entanto, uma lesão abdominal o tirou de ação por meses, e Bellucci caiu muito no ranking, chegando ao posto 168.

- Thomaz está reencontrando seu melhor tênis. Isso nos dá uma grande esperança, uma certeza de que em pouco tempo ele deve estar no top 50 ou melhor. Ele está dando o melhor de si. É um grande profissional, um guerreiro. Ele se esforça para melhorar, para crescer. Na maneira dele, está buscando isso. Devemos confiar no Thomaz. Ele vai voltar a jogar no Circuito o que pode jogar. Ao mesmo tempo é preciso ter paciência. Tênis é dinâmico, se joga toda semana - disse João Zwetsch, capitão da equipe brasileira da Davis.

  O próximo desafio de Bellucci é o Challenger de Orléans, na França, a partir do dia 23 de setembro. Lá ele quer colocar em prática o aprendizado que teve durante o duelo com a Espanha em São Paulo. O tenista carregou o peso de ser crucial para a vitória. Justamente ele, tantas vezes contestado por se perder em quadra, soube ter controle mental para reverter situações difíceis mesmo cansado em partidas longas.

- Foi uma grande lição para mim mesmo de que sou capaz de administrar isso tudo e render o mais alto nível que às vezes o tênis exige. A maturidade vem com o tempo. É difícil administrar tudo extra quadra que envolve o jogo de tênis. Por isso às vezes o jogo é tão complicado. Tem de resolver problemas às vezes em segundos. Com a maturidade, vai conseguindo administrar bem esse tempo entre os pontos e os games - disse Bellucci.

- Thomaz tem muita força, ele está aprendendo a tirar essa força de dentro dele. O Pato (Clavet, espanhol técnico de Bellucci) é muito positivo e está ajudando o Thomaz. Ele mostrou na Davis que é capaz de fazer muito. Os treinadores têm influencia até certo ponto, mas o jogador que define, que toma as decisões no jogo - disse João Zwetsch.


Foto: Vipcomm
Fonte: SporTV.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar