Últimas Notícias

Fifa volta atrás e retira suspensão imposta à Nigéria por interferência do governo


Na semana seguinte à punição imposta à Federação Nigeriana de Futebol (NFF), a Fifa decide mudar de ideia e retirar a suspensão por ingerência governamental. Por nove dias, o país ficou impedido de participar de competições chanceladas pela entidade máxima de futebol, até que na manhã da última sexta-feira a pena foi cancelada. A Fifa entende que os motivos da pena imposta não existem mais, portanto reintegrou a NFF.

Na semana retrasada, a Fifa decidiu afastar a Federação Nigeriana de seu quadro de associadas. A decisão foi tomada após a NFF sofrer ação judicial no país, o que impediu seus dirigentes de administrar os assuntos relacionados ao futebol interno. Como a cúpula foi proibida de gerenciar a entidade, foi considerada ingerência governamental. Mas tudo foi revisto e o cenário mudou.

Em comunicado oficial divulgado nesta manhã, a Fifa constatou que "o processo judicial que motivou a suspensão foi retirado", portanto o presidente, os membros do comitê executivo e o congresso da NFF voltaram a comandar o futebol nigeriano. Assim, "posto que foi reinstaurada a ordem estatutária nos órgãos legítimos da NFF", a entidade máxima resolveu retirar a suspensão imposta anteriormente.

Deste modo, a Nigéria recupera seus direitos de membro e volta a ser considerada uma das associadas à Fifa, como antes da suspensão. Apesar disso, o país deve ser impedido de disputar o Mundial feminino sub-20. Isto porque a decisão favorável não foi tomada antes do último dia 15, prazo limite imposto pela entidade para reconhecer a equipe africana na competição. O mesmo não deve acontecer nos próximos torneios que os nigerianos participarem.


Fonte: IG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar