Últimas Notícias

Guia do Mundial de Esportes Aquáticos 2013 – Parte 1




Começa amanhã o Mundial de Esportes Aquáticos 2013, realizado pela FINA.  A competição, considerada a mais importante dos esportes aquáticos, é disputada a cada dois anos. Em 2013 o Mundial ocorre em Barcelona, na Espanha, entre os dias 20 de julho e 4 de agosto.

Inicialmente a cidade de Dubai (Emirados Árabes Unidos) seria a sede da competição, mas ela se retirou em 2010, dando espaço para Barcelona ocupar a vaga. Os locais de competição utilizados serão o Palau Sant Jordi (natação e nado sincronizado), Port Vell (maratona aquática e saltos ornamentais de grandes distâncias), Piscina Municipal de Montjuïc (saltos ornamentais) e Piscines Bernat Picornell (Polo Aquático).

Historicamente os Estados Unidos são os maiores vencedores na competição, tanto em número de medalhas quanto em número de edições vencidas. Desde 2003 os norte-americanos sempre terminam na primeira colocação do quadro de medalhas, fechando 11 das 14 edições no topo do quadro de medalhas. 

Nesta primeira parte do Guia, falaremos sobre os esportes disputados na primeira semana do Mundial, excluindo apenas a natação, que ganhará duas partes exclusivas.

Provas masculinas e femininas:  
- Olímpicas: trampolim de 3m, plataforma de 10m, trampolim de 3m sincronizado, plataforma de 10m sincronizado.
- Não Olímpica: trampolim de 1m
Dias de disputa: 20 a 28 de julho

Os Saltos Ornamentais são uma modalidade amplamente dominada pela China, que competindo em casa em 2011, não teve dificuldades para conquistar todos os dez ouros disputados. 

Em Londres 2012 foram disputados oito eventos e a China manteve um bom aproveitamento, vencendo seis, superada apenas pela Rússia e Estados Unidos em duas categorias masculinas. Um fator que pode beneficiar os chineses é que o russo Ilya Zakharov, campeão olímpico no trampolim dos 3m não disputará o Mundial de Barcelona.

O Brasil estará na disputa do trampolim de 1m e 3m com César Castro. Castro recentemente venceu o Grand Prix de Porto Rico nos 3 metros e é uma esperança brasileira para conseguir um bom resultado. Hugo Parisi seria o outro representante brasileiro, mas foi flagrado recentemente no exame antidoping e forçado a abandonar a disputa.


Categorias: Masculina (27m) e Feminina (20m)
Datas de disputa: 29 a 31 de julho

A modalidade que estreia em Mundiais de Esportes Aquáticos se tornou conhecida pela semelhança com os tradicionais saltadores de penhascos. Com forte apelo por causa da adrenalina, certamente é um evento bastante esperado pelo público.

Ao todo serão 14 homens e cinco mulheres que saltarão em Port Vell. Nos saltos os atletas podem atingir 90km/h e, por segurança, só é permitido o mergulho com os pés, diferente dos saltos ornamentais convencionais.

Estrutura do "High Diving" sendo armada em Barcelona
O esporte possui um circuito mundial organizado pela Red Bull, o Red Bull Cliff Diving World Series, que conta com os melhores atletas do mundo na categoria.

Nenhum brasileiro disputará a competição, em que podemos citar o britânico Gary Hunt como um dos principais favoritos ao título.


Provas masculinas e femininas: 
- Olímpicas: 10km
- Não Olímpicas: 5km, 25km e evento por equipes
Datas de disputa: 20, 22, 23, 25 e 27 de julho

A maratona aquática é uma modalidade sem um país dominante, como destaque podemos citar Alemanha, Rússia e Estados Unidos, sempre com bom desempenho em Mundiais. 

O Brasil ganhou medalha de ouro em 2011 com Ana Marcela Cunha, nos 25km, e bronze em 2009 com Poliana Okimoto, nos 5km, justamente as duas representantes brasileiras no feminino, que estão escaladas para os 5 e 10km, enquanto a maior distância, 25km, ainda não teve sua lista de inscritos divulgada.

No masculino o Brasil será representado por Allan do Carmo (10km), Diogo Villarinho (10km), Luis Rogério Arapiraca (5km) e Samuel de Bona (5km). A prova dos 25km ainda não teve lista de inscritos divulgada.


Provas (somente feminino):
- Olímpicas: Dueto e Equipe (ambas as rotinas resultam em duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, no Mundial as premiações ocorrem em cada rotina)
- Não Olímpicas: Solo rotina técnica, solo rotina livre, rotina livre combinada
Datas: 20 a 27 de julho

O Nado Sincronizado possui um amplo domínio russo, que conquistou os dois ouros disputados nos últimos Jogos Olímpicos e todas as sete medalhas de ouro disputadas no Mundial de 2011. China e Espanha são os países que podem incomodar o domínio da Rússia, sempre aparecendo nos pódios de grandes competições. A Espanha ficou com a prata no dueto e bronze por equipes em Londres, enquanto a China ficou com a prata por equipes e bronze no duetos, mas levou vantagem em Shangai 2011 com seis pratas e um bronze, enquanto a Espanha conquistou uma prata e cinco bronzes.

O Brasil participará na competição por equipes e no dueto. Lorena Molinos e Giovana Stephan formam o dueto brasileiro e participam da equipe, que possui ainda Luisa Borges, Maria Eduarda Miccuci, Maria Bruno, Pamela Nogueira, Jessica Noutell Gonçalves, Gabriella Figueiredo, Daniella Figueiredo e Beatriz Regly Teixeira na delegação. Uma equipe renovada que busca iniciar o ciclo olímpico com um bom resultado.


Categorias: Masculina e Feminina, ambas olímpicas
Datas: 21 de julho a 3 de agosto

O Polo Aquático no Mundial de Esportes Aquáticos possui um formato de disputa curioso, tanto no feminino quanto no masculino. As 16 equipes são divididas em quatro grupo de quatro equipes cada, jogando entre si dentro de seus grupos, sendo que todas as equipes se classificam para as oitavas de finais. A fase de grupos serve apenas para definir o chaveamento do mata-mata. Confira os destaques e grupos das duas categorias:

Masculino:
Os últimos dois anos no polo aquático masculino foram dominados por Croácia, Itália e Sérvia. No último Mundial a Itália sagrou-se campeã, eliminando os croatas na semi e batendo os sérvios na final. Nos Jogos Olímpicos de 2012 foi a vez da Croácia dar o troco e vencer a Itália na final, enquanto a Sérvia ficou com o bronze.

As três equipes estarão em Barcelona para disputar mais uma vez o título Mundial. Como concorrentes é possível apontar Hungria e Montenegro, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, da última Liga Mundial, vencida pela Sérvia. A seleção dos Estados Unidos passa por um mau momento, mas não deve ser esquecida. 

O Brasil não obteve classificação para a competição masculina. Confira os grupos da competição e o chaveamento das oitavas de finais:

Grupo A: Montenegro, Espanha, Grécia e Nova Zelândia
Grupo B: Croácia, Canadá, Estados Unidos e África do Sul
Grupo C: Sérvia, Hungria, Austrália e China
Grupo D: Itália, Alemanha, Romênia e Cazaquistão
Chaveamento do mata-mata (já na ordem de confrontos): A1 x B4, C2 x D3, B1 x A4, D2 x C3 / C1 x D4, A2 x B3, D1 x C4, B2 x C3

Croácia foi a campeã olímpica em Londres

Feminino
A disputa no polo aquático feminino foi bastante equilibrada nos últimos anos. O título olímpico reserva certo favoritismo para a seleção dos Estados Unidos, que ficou com o bronze na Liga Mundial de 2013. A China, prata em 2011 e campeã da Liga Mundial 2013 também possui uma equipe razoável, batida pela também favorita Austrália nas quartas de finais dos últimos Jogos Olímpicos. Rússia, Hungria e Espanha também buscam acertar as contas após Londres 2012 e podem ir longe na competição.

No feminino teremos a participação da seleção brasileira, que visa melhorar a 14ª colocação alcançada em Shangai 2011 e fortalecer o time para Rio 2016. A equipe é formada por Manuela Canetti, Diana Abla, Marina Zablith, Marina Canetti, Luciane Maia, Adhara Santoro, Melani Dias, Izabela Chiappini, Victoria Muratore, Flavia Vigna, Mirella Coutinho, Viviane Bahia e Victoria Chamorro.

Confira os grupos da competição:

Grupo A: Espanha, Rússia, Holanda e Uzbequistão
Grupo B: Austrália, China, Nova Zelândia e África do Sul
Grupo C: Estados Unidos, Canadá, Grécia e Grã-Bretanha
Grupo D: Hungria, Itália, Brasil e Cazaquistão
Chaveamento do mata-mata (já na ordem de confrontos): A1 x B4, C2 x D3, B1 x A4, D2 x C3 / C1 x D4, A2 x B3, D1 x C4, B2 x C3

______________________________________________________________________________

Não deixem de conferir o Guia com as provas da natação, que será lançado na próxima semana em mais duas partes no Surto Olímpico!

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar