Últimas Notícias

Jogos (de vídeo game) Olímpicos - Parte 4 - Sydney 2000 e Atenas 2004

Por Felipe Andrade (@andrade_001)

Voltamos a nossa programação normal da nossa "mini-série" de resenhas sobre os Jogos de vídeo games que foram lançados em razão dos Jogos Olímpicos. Depois de apresentar jogos relativos às olimpíadas da década de 1990, hoje é dia de apresentar os jogos que aproveitaram o sucesso de 2000 e 2004.

OLÍMPIADAS DE SYDNEY - 2000

Nesse ano de 2000, tivemos a mudança de "fabricante" da franquia olímpica. Enquanto que nos anos 1990, todos os jogos relativos às Olimpíadas foram feitos pela U.S. Gold, em 2000, a Eidos (a mesma fabricante dos famosos jogos de futebol Championship Manager) comprou a marca e acabou se tornando responsável por fazer os jogos relativos a Olimpíada.

No jogo da Eidos, lançado para os consoles Playstation, Dreamcast e também para computador, pela primeira vez na história desses jogos de vídeo-game do tema tivemos a presença de atletas do gênero feminino. Neste jogo, temos as seguintes modalidades olímpicas: 100m rasos, 110m com barreira, arremesso de dardo (feminino), arremesso de martelo, salto triplo, salto em altura (feminino), tiro, levantamento de peso, natação 100m estilo livre (feminino), saltos ornamentais, ciclismo e caiaque simples slalom. O jogo foi um sucesso, e acabou premiado com um prêmio BAFTA (o famoso prêmio da academia britânica de artes) de melhor jogo de vídeo game esportivo do ano de 2000.

Como jogo não-licenciado, tivemos o jogo Sydney Equestriad 2000, que foi lançado apenas para PC, e tinha todas as competições relacionadas ao hipismo. Esse, já não teve sucesso.

Veja o vídeo-review do jogo Sydney 2000:

Nos relacionados deste, há mais vídeos com reviews

OLIMPÍADAS DE ATENAS - 2004


Athens 2004 foi o primeiro (e único) título lançado para o Playstation 2 (também fora lançado para PC), esse jogo  mudou novamente de empresa, dessa vez foi criado pela 989 Sports. Este jogo já não teve o mesmo sucesso do jogo lançado em 2000, apesar de algumas críticas positivas (mas também, negativas). As modalidades lançadas para esse jogo foram as seguintes: atletismo com as corridas de 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m, corridas com barreiras de 100m (feminino) e 110m (masculino), salto em distância, triplo, altura, e com vara, arremessos de disco, dardo e peso. natação 100m estilo livre, borboleta e costas. ginástica artística com exercícios de solo, argolas (masculino) e salto sobre o cavalo, hipismo (masculino), levantamento de peso (masculino). arco e flecha (feminino). e tiro (masculino). No jogo, também há a opção de "simular" a olimpíada, fazendo várias competições ou então todas.

Particularmente, esse é o meu jogo preferido com o tema olímpico (apesar de não ter jogado ainda os jogos posteriores, de 2008 e 2012), bem divertidinho, mas a opinião fica por conta de cada jogador.

E nesse ano de 2004, não tivemos lançamento de nenhum jogo relacionado aos Jogos Olímpicos que não fosse licenciado. Aliás, a partir daí não tivemos mais jogo relacionado ao tema olímpico sem licença, um reflexo de quão caro está lançar jogos de vídeo game.  Hoje, os títulos que são lançados tem que ser no mínimo bons para irem ás prateleiras (ou lojas online, downloads, o que preferir) e ter sucesso e gerar receitas para as empresas fabricantes dos games.

Eis um review desse game:

Há mais reviews sobre esse game nos vídeos relacionados (a ressaltar a "qualidade" do jogador)

Na quinta-feira que vem, venho com os jogos da série Mario & Sonic at the Olympic Games, série recente com os dois maiores mitos dos vídeo games da década de 1990. Até mais ver!

2 Comentários

  1. Tem também o "Pequim 2008" que saiu para para Pc, Ps3 e Xbox. Esse ano sai o de Londres 2012

    ResponderExcluir
  2. Esses dois jogos ficarão para o próximo post (após o post do Mario & Sonic).

    Ou então, cada um terá o seu post próprio, algo a decidir na semana que vai ao ar.

    Abraços e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar