Últimas Notícias

Parada das Nações - Singapura




Sigla: SGP

Medalhas na história: Ouro: 1 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 5

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Londres 1948

Maior medalhista olímpico – Joseph Schooling (Natação), Um ouro



Cidade-estado Localizada no sudeste da Ásia, Singapura disputa os Jogos Olímpicos desde Londres 1948, meses depois de separar-se da colônia britânica chamada 'Estabelecimentos do Estreito'. Depois de 1948, Singapura enviou atletas para as olimpíadas de 1952,1956 e 60 - onde veio a primeira medalha olímpica, a prata de Tan Howe Liang no levantamento de pesos, mas  na olimpíada de Tóquio em 1964, fez parte de um combinado com a Malásia.


Após a independência total da Malásia em 1965, Singapura voltou a participar de forma independente a partir da olimpíada de 1968, disputando todas as edições seguintes, com exceção a de Moscou em 1980, quando fez parte do boicote dos Estados Unidos aos Jogos organizados pelos soviéticos.

Schooling, o dono do único ouro de Singapura em Jogos olímpicos (foto: Reuters)

O primeiro e único ouro da história de Singpaura veio com o nadador Joseph Schooling na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Ele venceu os 100m metros borobleta superando simplesmente Michael Phelps, maior nadador da história. 

A maior delegação foi enviada por Singapura na edição de Melbourne em 1956, com 52 atletas. Em Tóquio competiu com 23 atletas em 11 modalidades. Em Paris, o país já já tem 22 atletas qualificados em dez modalidades até o momento. 



Esportes fortes


Tênis de Mesa – A modalidade é onde Singapura conquistou mais medalhas na história, com três medalhas no total - uma prata e dois bronzes, todas no feminino. Apesar da força na modalidade, desde a olimpíada de Londres o país não sobe o pódio e espera quebrar esse jejum em Paris 

 

Maeder após o título mundial em 2023/Foto: World Sailing


Atletas


Maximilian Maeder (Vela) - Com apenas 17 anos, Maeder vai se tornar o mais jovem atleta da história da vela em Jogos Olímpicos. Atual bicampeão mundial, o prodígio é um dos grandes favoritos para levar o ouro na estreia da Formula Kite no programa olímpico

Loh Kean Yew (Badminton) – Campeão mundial de simples em 2021 e atual número 12 do mundo, o singapurense é um dos nomes que estarão na briga para chegar ao pódio em Paris no torneio de simples masculino.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar