Últimas Notícias

Parada das Nações - Chipre



Sigla: CYP

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Moscou 1980

Maior medalhista olímpico – Pavlos Kontides (Vela), Uma prata


O Chipre participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos nos Jogos de 1980 em Moscou, vinte após a sua independência., muito por conta das tensões políticas e entre as partes gregas e turcas da ilha, localizada no leste do mar mediterrâneo. A parte norte da ilha, que é a República Turca do Norte do Chipre, não é reconhecido pelo COI e os atletas deste local podem escolher competir pela Turquia ou por Chipre.


Em onze participação olímpicas seguidas, o Chipre só conquistou uma medalha, uma prata na vela em Londres 2012 com Pavlos Kontides na classe laser e quase faturou o bronze no skeet masculino do tiro esportivo na mesa olimpíada o, quando Antonis Nikolaidis perdeu no shootoff e ficou em quarto lugar no Skeet na olimpíada de 2008 em Pequim.

O país teve como maior delegação em Sidney-2000, com 22 atletas. Até o momento, Chipre tem três vagas garantidas para a próxima olimpíada, uma no ciclismo estrada e duas na vela. 


Esportes fortes


Vela – Responsável pela única medalha olímpica do país, a vela é o esporte mais importante do país, que sempre tem enviado representantes nas últimas olimpíadas. Pavlos Kontidis levou a prata na então classe laser em Londres 2012 e vai novamente buscar a medalha na França.

Parada das Nações - Chipre
Pavlos Kontides com a prata em Londres 2012/Foto: Divulgação



Tiro esportivo - Chipre tem boa tradição nas provas de Skeet no tiro esportivo, onde seus atiradores já bateram na trave em um pódio olímpico ao longo da história, como o já citado quarto lugar de Nikolaidis e o quinto lugar de Georgios Achilieos.

Atletas


Pavlos Kontidis (Vela) - Prata em Londres 2012, o velejador cipriota segue competindo e com grandes resultados, como o bicampeonato na então classe Laser (atual ILCA 7). Já classificado para a olimpíada, pode brigar pelo pódio.

Denis Taradin (Vela) – nascido na Rússia, Taradin foi campeão na World Series da classe Formula Kite em 2021, 8º lugar no Mundial da classe em 2022 e sexto colocado no Mundial de Vela em 2023, onde garantiu vaga em Paris 2024

Taradin durante a edição de 2023 da Sail Sydney/Foto: Beau Outterridge

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar