Últimas Notícias

Parada das Nações - Camarões



Sigla: CMR

Medalhas na história: Ouro: 3 | Prata: 1 | Bronze: 2 | Total: 6

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica: Tóquio 1964

Maior Medalhista Olímpico: Françoise Mbango (Atletismo), dois ouros

  

Camarões disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos em Tóquio 1964, três anos após sua independência e um ano após a criação de seu comitê olímpico. Na cidade japonesa, apenas um atleta esteve presente e desde então, Camarões nunca faltou a uma olimpíada, mesmo na era dos boicotes dos anos 80. 

PARADA DAS NAÇÕES - CAMBOJA

A primeira medalha já veio na edição seguinte, na Cidade do México 1968, com a prata de Joseph Bessala, no boxe. O período dourado do país aconteceu entre 2000 e 2008, com uma medalha de ouro em cada edição. O destaque fica para a triplista Françoise Mbango Etone, bicampeã em 2004 e 2008 no Salto Triplo, a maior medalhista olímpica do país.

Samuel Eto'o é um dos heróis olímpicos de Camarões, com o ouro no futebol em Sydney-2000 (Foto: Morning Harald)

Em Sydney-2000 a equipe de futebol masculino levou o ouro, o primeiro de sua história, o que o Brasil não tem boas lembranças, após cair no gol de ouro nas quartas de final para os africanos, que estavam com dois jogadores a menos e ainda assim, venceram os brasileiros com o gol de ouro.

A maior delegação camaronesa foi a dos Jogos de Los Angeles 1984, com 48 atletas. Em Tóquio 2020, o país enviou 12 atletas para 7 esportes e não conquistou nenhuma medalha na competição. O único classificado de Camarões para Paris 2024, até o momento, é Emmanuel Eseme, no atletismo.

 

Esportes Fortes

Futebol - O futebol é o esporte mais popular do país. Camarões, conhecidos como Leões Indomáveis, encantou o mundo na Copa do Mundo de 1990 com Roger Milla, chegando até as quartas de final, quando caiu para a Inglaterra na prorrogação. 10 anos depois dessa campanha histórica, veio o ouro olímpico, com o país deixando para trás Brasil e Espanha e subindo no lugar mais alto do pódio. Camarões tem ainda  cinco títulos na Copa Africana de Nações.

Atletismo - O esporte deu dois ouros para o país em Jogos Olímpicos, ambos no salto triplo em 2004 e 2008. Françoise Mbango é a maior atleta da história do país em Jogos Olímpicos e detentora dos dois ouros no salto triplo (2004 e 2008).

 

Atletas

Emmanuel Eseme (Atletismo): Eseme é especialista nos 100 e 200 metros. É o atual detentor dos recordes nacionais de Camarões e o único atleta do país com vaga garantida em Paris 2024. O camaronês, que atualmente treina no Sporting de Portugal, está classificado  para a disputa dos 100m masculino. 

Emmanuel Eseme é o único camaronês classificado para Paris 2024 até o momento. - Foto: CNOSC


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar