Teve início nesta quinta-feira (08), em Monterrey, no México, o Sul-americano Sênior de wrestling de 2025. O torneio reúne os principais atletas da modalidade no continente e teve a delegação brasileira com cinco wrestlers subindo ao tapete hoje para a disputa do estilo greco-romano, sendo que Calebe Côrrea fez bonito e conquistou a medalha de bronze da competição na categoria 77kg.
O dia de hoje foi dedicado para a competição do estilo greo-romano, com a presença de brasileiros em cinco categorias: 60kg, 67kg, 77kg, 87kg e 130kg. A nossa delegação esteve em três disputas por medalhas de bronze no torneio, no entanto, em nenhuma das ocasiões o Brasil conseguiu um lugar no pódio do Pan-americano.
Calebe Côrrea Ferreira representou o Brasil na disputa da categoria 77kg, começou o Pan-americano vencendo por superioridade técnica o chileno Eduardo Bernal e avançou para a semifinal, onde encarou Kamal Bey, dos Estados Unidos e perdeu por superioridade. Na disputa pelo bronze, Calebe encarou o peruano Ryan Castillo e foi melhor em todo o combate, vencendo o duelo por superioridade no final da luta e garantindo um lugar no pódio do Pan-americano.
Na disputa da categoria até 60kg, o jovem Pedro Henrique Rodrigues iniciou a competição vencendo um combate e perdendo outro, garantindo assim um lugar na semifinal da competição. No duelo que valia vaga na final, o brasileiro fez um bom combate contra o mexicano Alexis Hernandez mas acabou superado por pontos em 4-2. Na sequência, Pedro foi para a disputa pela medalha de bronze contra o venezuelano Yonaiker Martinez e perdeu por 5-1, ficando fora do pódio da categoria.
O veterano Eduard Soghomonyan, nascido na Armênia e naturalizado brasileiro, representou nosso país na disputa da categoria 130kg. Ele venceu o chileno Diego Almendras por 4-1 e avançou para a semifinal. Na disputa por um lugar na decisão, Eduard teve pela frente o cubano Oscar Pino Hinds e foi derrotado por superioridade técnica, tendo então a possibilidade de lutar pela medalha de bronze. O adversário pelo 3º lugar foi o venezuelano Moises Perez, que venceu por 6-0 e deixou o brasileiro fora do pódio.
Na categoria 67kg, outro jovem atleta desta delegação, João Vitor Silva, foi superado nas quartas de finais pelo mexicano Osvaldo Yanez por pontos, em 9-6, e ficou distante da disputa por medalhas, enquanto na disputa dos 87kg, o nosso representante foi Sosruko Kodzokov, russo que defende as cores do Brasil. Ele venceu apenas um de seus três combates e acabou ficando de fora da semifinal, assim, sem chances de conquistar uma medalha no Pan-americano.
Outros quinze atletas brasileiros estão previstos para subirem ao tapete do Pan-americano Sênior, competindo no estilo livre masculino e no estilo livre feminino, sendo sete homens e oito mulheres. As disputas do estilo livre começam nesta sexta-feira (09) e seguem até o domingo (11).
Entre os homens teremos representantes: Davi Giovanneti (57kg), Matheus Barreto (65kg), Edvanilson de Jesus (70kg), Paulo André Gonçalves (74kg), Giovanni Piazza (86kg), Ailton Rocha (97kg), Gabriel Silva (125kg).
As nossas representantes entre as mulheres serão: Kamila da Silva (50kg), Sabrina Tapajós (53kg), Geisa Veloso (55kg), Ana Luiza França (57kg), Juliana Neper Santos (62kg), Letícia Piazza (65kg), Grabriela da Rocha (68kg), Thamires Machado (76kg).
A competição pode ser assistida ao vivo mediante assinatura do aplicativo da United World Wrestling (UWW), a federação internacional da modalidade.
0 تعليقات