| Guilherme Toldo ficou a uma vitória da chave principal / Foto: Marina Ziehe / COB |
Entre os dias 06 a 09 de março de 2025, no Cairo, capital do Egito, foi disputado a etapa do Cairo da Copa do Mundo de esgrima. A arma utilizada foi o florete. O evento contou com a presença de oito brasileiros, quatro em cada categoria. Houve competições individuais e por equipes.
No florete feminino Ana Beatriz Bulcão, Mariana Pistoia, Ana Toldo e Gabriella Vianna representaram o Brasil. Ana Toldo obteve apenas uma vitória na fase de grupos (poules), não avançando para o mata-mata. Ela ficou em 154ª entre 185 atletas, não conseguindo nenhum ponto no ranking. As demais atletas avançaram com três vitórias cada.
As brasileiras, no entanto, perderam na primeira fase do mata-mata. Mariana para a alemã Marie Hoefler por 15/13; Gabriella para a estadunidense Zhaoyi Liu por 15/2 e Ana Beatriz para a chinesa Enqi Jiao por 15/14. Mariana ficou em 106ª, Ana Beatriz em 110ª e Gabriella em 113ª. Cada uma obteve 0,5 pontos no ranking.
A vencedora foi a canadense Eleanor Harvey, ao vencer por 15/12 a italiana Martina Batini na final. Os bronzes ficaram com a italiana Martina Favaretto e com a francesa Eva Lacheray.
Na competição por equipes o Brasil perdeu no primeiro duelo contra as singapurenhas por 44/37 na fase de 16-avos de final e terminou em 18º entre 22 equipes, conquistando 8 pontos no ranking. A Itália ficou com o ouro ao vencer os Estados Unidos na final por 44/38. O bronze ficou com a França ao vencer ao Canadá por 45/35.
No florete masculino Dominic de Almeida, Pedro Marostega, Paulo Morais e Guilherme Toldo representaram o Brasil. Paulo Morais obteve duas vitórias nas poules, mesmo assim não conseguiu avançar para o mata-mata. Ele ficou em 198º entre 240 atletas, não conseguindo nenhum ponto no ranking. Pedro e Guilherme avançaram com quatro vitórias cada, já Dominic passou de fase com três vitórias.
Na primeira fase do mata-mata apenas Guilherme Toldo avançou, vencendo o chinês Jinpan Cai por 15/14. Já Pedro perdeu para o honconguês Chun Yin Ryan Choi por 15/12 e Dominic para o francês Armand Spichiger por 15/11. Pedro ficou em 116º conquistando 0,5 pontos no ranking enquanto Dominic em 149º com 0,25 pontos no ranking.
Nos 32-avos de final, Guilherme Toldo foi derrotado pelo francês Maximilien Chastanet por 15/6 e também deu adeus as suas chances. Guilherme terminou em 83º e levou 1 ponto no ranking.
O vencedor foi o italiano Guillaume Bianchi ao derrotar o tcheco Alexander Choupenitch por 15/12 na final. Os bronzes ficaram com o estadunidense Gerek Meinhardt e com o sul-coreano Jeonghyun Youn.
Na competição por equipes nova derrota do Brasil para Singapura nos 16-avos de final. Desta vez os asiáticos fizeram 45/30 nos brasileiros. Assim o Brasil ficou em 18º entre 24 equipes, conquistando 8 pontos no ranking. Em outra final Itália versus Estados Unidos, os italianos venceram por 45/34 e ficaram com o ouro. O bronze ficou com a França também, ao bater os sul-coreanos por 45/44 na decisão do terceiro lugar.
0 Comentários