![]() |
| Hortência ao lado de seu filho João Victor Oliva durante o Prêmio Brasil Olímpico (Reprodução/ Instagram) |
A Rainha do basquete Hortência aprovou o nome da nova treinadora da seleção feminina, Pokey Chatman. Ela falou rapidamente para o Surto Olímpico durante o Prêmio Brasil Olímpico, onde foi prestigiar seu filho João Victor oliva, vencedor do prêmio de melhor atleta do hipismo adestramento na quarta (11) no Rio de Janeiro.
Hortência foi perguntada sobre sua opinião da escolha da estadunidense, que já comandou as equipes do Chicago Sky e Indiana Fever na WNBA, para o cargo de treinadora e ela apoiou a escolha, não vendo problemas em uma treinadora estrangeira comandar a seleção. Mas ela fez um pedido para que deem estrutura para Chatman possa trabalhar:
" Olha eu não tenho nada contra pessoas de fora cuidando do esporte aqui no Brasil. Eu acho que a gente tem que buscar o que é melhor para basquetebol feminino. A gente viu várias tentativas há muitos anos, já tem duas Olimpíadas e dois Mundiais que estamos fora, e então algo tem que ser feito, né? Eu só espero que isso resolva, que se dê condições para que ela possa trabalhar, porque também não adianta você trazer alguém de fora e não ter um planejamento, uma estrutura para que ela desenvolva o seu trabalho. então é essa minha torcida, para que ela tenha estrutura para desenvolver o seu trabalho"
Hortência pede que o trabalho de Chatman seja a longo prazo e que ela tenha material humano para criar uma boa seleção, pedindo uma atenção maior na base do basquete feminino neste momento: "Eu acho que você tem que começar na base e essa construção ela não lá é muito ligeira. Então eu acho que a gente não tem que cobrar resultado agora. A cobrança neste momento tem que ser na base, né? Resultado na base, iniciando com garotas jovens pra desenvolver e depois vislumbrar lá na frente daqui a 8,10 anos pra começar a dar um resultado duradouro lá na frente"
Atual assistente técnica do Seattle Storm da WNBA, Chatman inicialmente foi contratada pela CBB para ser consultora técnica do departamento de basquete feminino em julho, mas agora em dezembro foi promovida ao cargo de treinadora, sendo auxiliada por Leó Figueiró e Bruna Rodrigues.
O primeiro desafio de Pokey com a Seleção feminina é a Copa América, entre junho e julho do próximo ano, em Santiago, no Chile. O Brasil defende o título conquistado em 2023, no México.

0 Comentários