Foto:Matthias Schrader/Associated Press |
Uma hérnia de disco sofrida em abril impedirá o decatleta canadense Pierce LePage de buscar seu primeiro título olímpico no próximo mês, em Paris.
“Na época, o prognóstico era bom e eu estaria pronto para as Olimpíadas”, disse ele em um vídeo no Instagram na quarta-feira. “Mas aconteceu de eu ser uma daquelas pessoas que não se cura naturalmente de uma hérnia de disco.
“Já superei lesões antes e competi [enquanto lesionado], então, até a última semana, pensei que seria capaz de seguir em frente e ir para Paris, mas não posso forçar meu voltar para começar a trabalhar de repente, não importa o quanto eu tente."
Depois de ganhar uma medalha de ouro no verão passado no Campeonato Mundial de Atletismo em Budapeste, Hungria, o decatleta masculino mais bem classificado do mundo competiu em dois eventos indoor em Toronto, em fevereiro.
Em 4 de junho, LePage correu os 400 metros ao ar livre no Royal City Inferno Track and Field Festival em Guelph, Ontário, e nos 100 metros no início deste mês em Toronto, mas seus tempos em ambos os eventos foram significativamente mais lentos do que suas performances em 2023.
O nativo de Whitby, Ontário, recebeu isenção médica para participar das seletivas olímpicas canadenses no final do mês passado em Montreal.
LePage, 28, superou uma série de lesões ao longo de sua carreira, incluindo uma ruptura do tendão patelar no joelho esquerdo enquanto conquistava a prata no campeonato mundial de 2022.
Em maio, LePage não defendeu seu título no Hypo Meeting em Götzis, na Áustria, um evento que muitos decatletas de elite comparecem anualmente.
Ele ficou em quinto lugar no decatlo em sua estreia nas Olimpíadas de 2021, em Tóquio.
LePage e Damian Warner terminaram em 1-2 no Mundial no último dia 26 de agosto, quando o primeiro acumulou um recorde pessoal de 8.909 pontos para se tornar o primeiro canadense a ganhar um título mundial de decatlo.
LePage deixaria Budapeste um pouco dolorido depois de torcer o ombro direito no salto em distância e ter o joelho dobrado depois de percorrer 1,99 metros no salto em altura no final do dia. Então, ele machucou o tendão da coxa antes do evento seguinte, no dia seguinte, os 110 barreiras.
Tudo o que escapa a LePage, que conquistou a prata nos Jogos da Commonwealth de 2018 e o bronze no Pan-Americano de 2019, é o ouro olímpico.
Warner, de Londres, Ontário, é o atual campeão olímpico no decatlo e competirá em Paris depois de conquistar o histórico oitavo título do Hypo em maio.
O decatlo de dois dias nos Jogos Olímpicos deste ano começa em 2 de agosto.
0 Comentários