Mesa-tenistas brasileiros iniciam nesta terça-feira a participação do WTT Contender em Lima


O tênis de mesa do Brasil tem mais um desafio internacional a partir desta terça-feira (14): o WTT Contender Lima. Ao todo, serão nove atletas do país participando da disputa: Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Giulia Takahashi e Laura Watanabe no feminino, e, Carlos Ishida, Eric Jouti, Hugo Calderano, Leonardo Iizuka e Rafael Turrini no masculino.

Três destes – Calderano, Bruna e Caroline – iniciam a disputa diretamente na chave principal, por conta do ranqueamento mundial. Os demais já estreiam nesta terça-feira, nas fases preliminares. Trata-se de uma boa oportunidade para os atletas mais jovens poderem ganhar experiência internacional em uma etapa do circuito mundial da modalidade.

É o caso de três atletas que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Talentos, realizado em parceria entre a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB): Giulia Takahashi, Laura Watanabe e Leonardo Iizuka. Acostumados a brilharem em etapas do circuito mundial de jovens, esta será a primeira oportunidade que terão de jogar um torneio do circuito adulto. Giulia e Laura já disputaram um Sul-Americano Adulto, em 2019, com bom desempenho, inclusive conquistando medalhas.

“Eu estou bem feliz e ansiosa de estar tendo essa oportunidade de participar do meu primeiro WTT adulto. O nível aqui é bem forte. Já treinei um pouco no local da competição e pude conviver com atletas top do mundo, o que foi bem legal”, diz Laura, 18 anos, medalhista nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, em Cali, no ano passado.

Laura terá outra jovem pela frente, a peruana Sujey Carrasco, de 18 anos, na fase preliminar 1. Giulia vai encarar uma adversária bem mais experiente: a indiana Divya Deshpande, de 32 anos. Dos três jovens brasileiros, Iizuka pegou o adversário mais complicado. Ele estreará no individual contra o francês Vincent Picard, de 20 anos, 168° do ranking mundial. Os horários ainda não foram divulgados pela organização.

Os outros atletas que vão disputar as fases preliminares também já conhecem seus adversários no individual. Rafael Turrini encara o peruano Eduardo Mendoza Salazar. Carlos Ishida terá pela frente o equatoriano Emiliano Riofrio. Já Eric Jouti, 90 do mundo, inicia na fase preliminar 2, contra o vencedor do duelo entre o peruano Felipe Dufoo e o taiwanês Huang Yu-Jen.

Brasil também nas duplas


Além da disputa individual, os brasileiros terão desafios também nos torneios de duplas. No masculino, Leonardo Iizuka e Rafael Turrini serão os representantes do país e encaram os luxemburgueses Eric Glod e Luka Mladenovic.

No feminino, serão duas duplas. Bruna Takahashi e Caroline Kumahara estão classificadas diretamente para a chave principal, enquanto Giulia Takahashi e Laura Watanabe ficaram de bye no sorteio da fase preliminar e também já passaram para a chave principal. Elas vão continuar a parceria que já conquistou inúmeras medalhas internacionais em torneios das categorias de base nas Américas e na Europa.

No torneio de duplas mistas, uma boa projeção pode ser feita para a parceria Eric Jouti e Caroline Kumahara, cabeças de chave número 5 da disputa.

Foto: Luis Miguel Ferreira

Postar um comentário

To Top