Therese Johaug vence o skiatlo feminino e leva o primeiro ouro de Pequim 2022
A Noruega conquistou a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Therese Johaug venceu o skiatlo do esqui cross-country, subindo no topo do pódio da primeira final dessa edição da Olimpíada de Inverno. Natalia Nepryaeva do Comitê Olímpico Russo ficou com a prata e Teresa Staldober da Áustria com o bronze.
A prova do skiatlo reúne as duas técnicas do esqui cross-country. Primeiro, as atletas esquiam 7,5km no estilo clássico. Após um troca de esquis, elas fazem a mesma distância no estilo livre.
Therese Johaug se manteve na frente durante a maior parte do estilo clássico, ficando entre as três primeiras posições em todas as parciais. No pit stop, a norueguesa foi a primeira a sair com os esquis do estilo livre. Na segunda metade da prova, Johaug disprou na frente e venceu com um tempo de 44:13.7.
A disputa pelas outras medalhas esquentou após a troca para o estilo livre. No clássico, o pelotão principal se manteve praticamente junto. Na segunda parte do skiatlo, um grupo de quatro atletas com Frida Karlson (SWE), Natalia Nepryaeva (ROC), Teresa Staldober (AUT) e Kerttu Niskanen (FIN) ficou na briga pela segunda posição.
Nos metros finais da prova, Nepryaeva e Staldober se descolaram das demais. A russa ficou com a prata e a austríaca com a medalha de bronze. Ambas terminaram 30 segundos atrás de Johaug.
Foto de capa: Marko Djurica/Reuters
Postar um comentário