Russos assumem a liderança da prova por equipes da patinação artística


O Comitê Olímpico Russo (ROC) assumiu o primeiro lugar na competição por equipes da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Com boas apresentações de Kamila Valieva e Mark Kondratiuk, os russos alcançaram a equipe dos Estados Unidos na briga pelo ouro.

A primeira prova do dia foi o programa curto feminino. Kamila Valieva fez uma apresentação espetacular. Ela recebeu grau de execução acima de quatro em todos os seus elementos, com destaque para o triplo Axel que abriu a série. Ela também conseguiu média acima de 9.40 em todos componentes do programa. Valieva recebeu 90.18 pontos, ficando a 0.27 do seu proprio recorde mundial.

Karen Chen dos Estados Unidos teve problemas na sua apresentação. Ela sofreu uma queda na tentativa de um triplo Loop e ficou apenas em quinto lugar entre as mulheres. Já o time do Japão, subiu para o terceiro lugar, graças a uma ótima apresentação de Higuchi Wakaba, que foi a segunda colocada no segmento com 74.73 pontos.

Higuchi executando um dos seus saltos - Foto:  Evgenia Novozhenina/Reuters
O feminino encerrou os programas curtos da prova por equipes. Apenas os cinco primeiros colocados avançaram para o programa longo: ROC, Estados Unidos, Japão, Canadá e China. 

No masculino, o principal nome do dia foi Yuma Kagiyama. O atual campeão olímpico da juventude fez uma apresentação impecável, superando pela primeira vez na vida a barreira dos 200 pontos, com 208.94. 

Yuma competindo em Pequim - Foto: Aleksandra Szmigiel/Reuters
Mark Kondratiuk fez uma apresentação sólida, com um programa ao som da trilha sonora do musical "Jesus Cristo Superstar". Ele conseguiu 181.65 pontos, conseguindo o segundo lugar entre os homens e nove pontos para a equipe russa. 

Kondratiuk durante a apresentação - Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters
Os Estados Unidos competiu com Vincent Zhou. Ele teve problemas na sua apresentação, não conseguindo executar um dos seus saltos quádruplos. Zhou ficou em terceiro lugar no segmento com 171.44.

A disputa por equipes termina nesta segunda (7), com a disputa dos programas longos feminino, dos pares e da dança no gelo.

Classificação provisória - patinação artística por equipes:
1. Comitê Olímpico Russo 45
2. Estados Unidos 42
3. Japão 39
4. Canadá 30
5. China 29
6. Geórgia 22
7. Itália 20
8. República Tcheca 15
9. Alemanha 8
10. Ucrânia 8

Foto de capa: Evgenia Novozhenina/Reuters

Postar um comentário

To Top