Manex Silva fará maratona de provas no esqui cross-country em Pequim 2022

Manex Silva posa para foto segurando seus esquis.

O representante do Brasil no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 será Manex Silva. O atleta foi convocado após vencer a disputa doméstica pela única vaga masculina do país na modalidade e irá participar de sua primeira Olimpíada de Inverno. O brasileiro irá disputar todas as provas individuais do cross-country

Manex é o atual campeão brasileiro de rollerski, uma adaptação do cross-country, que utiliza um esqui com rodinhas no asfalto. Ele é usado nos treinos dos atletas durante o verão e há alguns anos, a Federação Internacional de Esqui (FIS) reconhece provas de rollerski para gerar pontos FIS, o índice técnico usado na modalidade. “A preparação no rollerski é de fundamental importância fora da época de inverno, quando não há neve. É a melhor opção para treinar”, afirmou o esquiador brasileiro.

Graças ao desempenho no esqui de rodinhas, Manex conseguiu o índice A do esqui cross-country (abaixo de 100 pontos FIS). Além dele, Steve Hiestand também conquistou a marca no circuito nacional. O índice A permite que o atleta possa participar de todas as provas individuais do esqui cross-country. 

Com o índice feito, os dois atletas partiram para a Europa para decidir na neve quem ficaria com a vaga brasileira. “No circuito de roller a disputa foi bem legal porque o Steve e eu estávamos brigando com rendimento parecido e lutando palmo a palmo”, comentou Manex. Nas provas na neve, Manex Silva conseguiu índices melhores do que o adversário e garantiu a participação em sua primeira Olimpíada. 

Manex Silva posa para foto em cima dos seus esquis na arena de competição do cross-country em Pequim
Manex durante treino na China - Foto: Anders Pettersen/CBDN
Antes disso, o brasileiro já teve uma experiência similar em 2020, quando disputou os Jogos Olímpicos da Juverntude de Inverno, em Lausanne, na Suíça. Na ocasião, teve o melhor resultado do Brasil no esqui cross-country com o 39º lugar (entre 86 atletas) no sprint masculino. 

“Ter participado nos Jogos Olímpicos da Juventude foi fundamental para se ter uma  ideia do que é participar em um evento dessa dimensão e estou um pouco mais tranquilo por causa disso. Mesmo assim eu acho que esses Jogos Olímpicos vão ser impactantes”

Manex Silva, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera posam para foto ao lado de bandeira brasileira em uma das vilas olímpicas de Pequim
Equipe brasileira de esqui cross-country na vila olímpica - Foto: Alexandre Castello Branco/COB
Manex Silva será o primeiro atleta do Brasil a competir no esqui cross-country em Pequim. No domingo (6) às 04h no horário de Brasília, ele participa do skiatlo, prova de 30km, com metade realizada no estilo clássico e metade no estilo livre. Ele também irá participar de outras três provas individuais, com expectativa maior para o desempenho no sprint.

Agenda - Manex Silva - Pequim 2022
06/02 às 04h - skiatlo
08/02 às 05h - sprint - estilo livre
11/02 às 04h - 15km - estilo clássico
19/02 às 03h - largada em massa 50km - estilo livre

Foto de capa: Anders Pettersen/COB 

Postar um comentário

To Top