Lindsey Jacobellis é campeã olímpica no snowboard cross

Lindsey Jacobellis salta com sua prancha

A estadunidense Lindsey Jacobellis é considerada uma das melhores atletas da história do snowboard cross, com cinco títulos mundiais e oito vitórias no badalado "X-Games".  Faltava o ouro olímpico para coroar a carreira e ele veio em Pequim-2022, após bater na trave em mais de uma ocasião.

Jacobellis começou sua campanha em Pequim com um quinto lugar na fase de ranquamento. A norte-americana venceu suas baterias das oitavas, quartas e semifinal garantir  um lugar entre as quatro finalistas. No caminho, ficaram as principais favoritas: Charlotte Bankes da Grã-Bretanha (atual campeã mundial) e Michela Moioli da Itália (ouro em 2018).

Na final, Lindsey Jacobellis assumiu a liderança logo no início, se mantendo na primeira posição até o fim. A disputa pela prata ficou entre Chloe Trespeuch da França e Meryeta Odine do Canadá, com a francesa terminando à frente. Belle Brockhoff da Austrália foi a quarta colocada.

A medalha de ouro veio após várias tentativas frustradas de Jacobellis em Jogos Olímpicos. Em Turim-2006, a estadunidense liderava a prova com mais de três segundos de vantagem, quando foi fazer um grab para comemorar em um dos saltos finais. Acabou caindo e sendo ultrapassada pela suíça Tanja Frieden ficando com a prata. Nas suas outras participações olímpicas, o melhor resultado foi o quarto lugar em Pyeongchang-2018.

Foto de capa: Diego Azubel/EPA

Postar um comentário

To Top