Vilas Olímpicas de Pequim-2022 são inauguradas



Foram inauguradas nesta quinta (27), as três vilas olímpicas dos Jogos de Inverno Pequim-2022. Elas estão localizadas nos três centros de competição, Pequim, Zhangjiakou e Yanqing.


Serão 2.900 atletas de 90 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) diferentes. A Vila Olímpica de Pequim está localizada no distrito de Chaoyang, próximo ao Parque Olímpico e receberá atletas dos esportes de gelo, com aproximadamente 2300 apartamentos. 


Em Zhangjiakou, a Vila Olímpica acomodará 2.640 atletas e que estarão no esqui estilo livre, snowboard, biatlo, salto de esqui e esqui cross-country.


A vila de Yanqing, receberá 1430 pessoas que participarão do bobsled, skeleteon, luge e esqui alpino e  foi projetada de acordo com as características culturais das vilas montanhosas do norte da China. Ele destaca a cultura chinesa e a proteção ambiental, bem como um conceito de design centrado no atleta. 


Após os Jogos, a Vila Olímpica de Pequim será transformada em moradias, e as de Yanqing e Zhangjiakou se tornarão hotéis, apartamentos e uma rede de negócios para atender a indústria de esportes de inverno da região.


Todos os residentes da vila seguirão as medidas rígidas de combate ao COVID-19 descritas no Manual de Pequim 2022 . Isso inclui viver e operar dentro de uma bolha que isola os participantes dos Jogos da população local.


Alguns serviços serão oferecidos nas vilas como cabelereiro, cafeteria, banco, correio, loja de conveniência, mercados, lojas de celulares (exclusivo Samsung) e bancas de jornal. Também haverão espaços para malhação e lazer, como academias, mesas de bilhar, tênis de mesa, além de televisões com a transmissão das competições.


As delegações terão serviço de alimentação 24 horas, servindo pratos de todos os lugares do mundo, atendendo a todas as dietas dos atletas. 


Recentemente, o COI divulgou que quase 100% dos moradores de todas as vilas estarão 100% imunizados contra a Covid-18, salvo raras exceções. Quem não se vacinou, tem que fazer quarentena de 21 dias. 


Os Jogos de Inverno começam oficialmente dia 4 de fevereiro e terminam no dia 20 de fevereiro. O maior evento esportivo de inverno terá transmissão da Globo e do Sportv 2.


Foto: Cui Jun


Postar um comentário

To Top