Presidente do COE afirma que Madri é a melhor cidade para receber os Jogos Olímpicos


O presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, garantiu recentemente que “Madri tem que ser a cidade escolhida para receber os Jogos Olímpicos, porque é a melhor cidade para receber a competição”, embora acrescentou quando receberá e se receberá depende do Comitê Olímpico Internacional (COI) e que “precisara de suporte político nacional, já que é um projeto de país”.

Durante declaração na Valladolid Sports Press Association, Blanco confessou que o dia mais difícil de sua vida foi 7 de setembro de 2013, quando descartaram a candidatura de Madri para sediar as Olímpiadas de 2020.

Para Blanco, “o esporte é o maior fator de integração do país, e que traz mudanças de mentalidade, como a que levou à vitória a seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo da África do Sul e que devesse valorizar o fato contar com os atletas mais conhecidos e reconhecidos do mundo”.

“Mas não teremos isso se não começarmos pela base, se não estabelecermos uma estrutura para o esporte escolar e universitário, se não associarmos à pesquisa, à saúde, à cultura, se não levarmos aproveitamento de novas tecnologias para crescer nessa área”, acrescentou o dirigente.

Blanco considera fundamental “planejar o que se que no esporte a curto, médio e a longo prazo”.

Como demonstração do poder do esporte para unir objetivo, Blanco cita a candidatura de Aragão e Catalunha para sediar as Olímpiadas de Inverno que “fez com que três governo se sentassem para falar de um projeto de país, longe de bandeiras e cores políticas”.

“O valor desta candidatura é extraordinário porque tem sido feita com respeito, compreensão e diálogo, provocando um ponto de encontro em que o confronto desaparece para favorecer a regeneração de um território”, finalizou o presidente do COE.

Foto: AFP/ Fabrice Coffrini

0 Comentários