Últimas Notícias

Ucraniano campeão olímpico diz que sofreu abuso racial no país após retornar do Japão


O wrestler Zhan Beleniuk (UKR) disse nesta sexta-feira (13) que sofreu abuso racial após retornar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em que conquistou o ouro na categoria até 87kg da greco-romana da modalidade.


O ucraniano foi o único atleta do país campeão olímpico em Tóquio, derrotando Viktor Lorincz (HUN) na decisão.


Beleniuk, de 30 anos, disse na sua página de Facebook que alguns jovens chegaram perto dele nas ruas de Kiev (UKR) e começaram a confrontar o atleta e a abusar dele com ofensas raciais. "Como um campeão olímpico pode se sentir seguro na sua cidade?", disse o wrestler.


   


Após a divulgação do ocorrido, o atleta teve diversas mensagens de apoio dos ucranianos. O presidente da federação de wrestling da Ucrânia, Oleksandr Pastukhov, disse que "Beleniuk é o nosso herói e isso é uma provocação!!!"


Beleniuk se elegeu deputado no país em 2019, se tornando o primeiro negro a assumir esse cargo no país.


Foto: REUTERES/Leah Millis


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar