Últimas Notícias

No pentatlo moderno, Iêda Guimarães faz sua estreia nos Jogos Olímpicos



Única representante do Brasil no pentatlo moderno, Iêda Guimarães inicia nesta quinta-feira, 5, às 13h (1h da madrugada no Brasil), sua caminhada em busca de uma medalha nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Buscando igualar, ao menos, o feito de Yane Marques – medalha de bronze em Londres 2012 – Ieda tem como primeira prova a esgrima. No dia seguinte ela disputará, na sequência, natação, hipismo e a prova combinada de tiro e corrida.

"Sempre tive o sonho de disputar os Jogos Olímpicos. Aqui em Tóquio, quero fazer uma boa prova porque a medalha será consequência disso. E, claro, aproveitar bastante esse momento que estou vivendo”, diz a pentatleta de 20 anos, uma das mais jovens da competição, que reúne 36 atletas.

No dia seguinte à esgrima, acontecem as disputas finais, que se iniciam pelos 200m livre da natação, passando pela esgrima bônus (com duelos a partir do último da classificatória contra o penúltimo e, assim, sucessivamente, até o primeiro colocado), os saltos com o cavalo e encerrando pelas quatro séries de 800m de corrida, intercaladas com cinco acertos de tiro a laser. Estreante nos Jogos, Iêda explica como se preparou para a prova.

“Meus últimos treinamentos foram bastante intensos e focados para essa competição, ainda mais pelo alto nível da prova. Além disso, estou procurando me divertir bastante e curtir cada momento. Estar nos Jogos está sendo uma oportunidade mágica, quantos não queriam estar aqui? Estou entre os melhores do mundo e tenho uma admiração enorme por todos.", conta a atleta, que está no Japão acompanhada de seu técnico no hipismo, Erick Nascimento.

Iêda começou a praticar pentatlo moderno com apenas 9 anos de idade. Em 2018, participou dos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018, na Bolívia, onde conquistou o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto. Um ano depois, disputou seus primeiros Jogos Pan-americanos, em Lima, onde conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar