A cidade de Istambul, na Turquia, lançou nesta terça (13) a sua candidatura para sediar a 36ª edição dos Jogos Olímpicos em 2036. Conhecida por sua cultura e separar Europa e Ásia, esta será a sexta tentativa da antiga Constantinopla de sediar o maior evento esportivo do planeta. Na sua última tentativa, em 2013, os turcos perderam para Tóquio a disputa para sediar edição de 2020.
O COI (Comitê Olímpico Internacional) já definiu as sedes de 2024 e 2028, que são Paris e Los Angeles, respectivamente. A entidade deve confirmar a cidade australiana de Brisbane como sede em 2032, ainda antes da abertura dos Jogos de Tóquio. Caso saia vencedora, Istambul será a primeira cidade de maioria muçulmana a receber o evento.
Today I proudly launched Istanbul's new sports vision and future plan, and called on all relevant institutions in Turkey to join forces with @municipalityst towards the shared goal of bringing the 2036 Olympic and Paralympic Games to Istanbul. Let's make this happen! pic.twitter.com/UbsY965Jkb
— Ekrem İmamoğlu (International) (@imamoglu_int) July 13, 2021
Ainda devem entrar na disputa, Londres, na tentativa de sediar pela quarta vez e Ahmedabad, sexta maior cidade da Índia. O chefe do Comitê Olímpico Turco, Ugur Edener, espera que mais três cidades europeias se candidatem e que também venham propostas de cidades do Oriente Médio e da América do Sul.
O prefeito Ekrem Imamoglu, ainda não confirma se o governo turco apoia a decisão. O prefeito é opositor do presidente Recep Tayip Erdogan e desponta como candidato a presidência em 2023.
"Estamos falando sobre os Jogos Olímpicos que acontecerão daqui a 15. Ninguém sabe quem comandará o governo central ou Istambul em 2036"- disse Imamoglu.
Ele finalizou dizendo que as restrições em vigor em Tóquio fizeram-no não viajar para o Japão e que torce para receber os japoneses daqui a 15 anos na sua cidade.
Foto em destaque: Prefeitura de Istambul
0 Comentários