Últimas Notícias

Istambul lança candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2036

 


A cidade de Istambul, na Turquia, lançou nesta terça (13) a sua candidatura para sediar a 36ª edição dos Jogos Olímpicos em 2036. Conhecida por sua cultura e separar Europa e Ásia, esta será a sexta tentativa da antiga Constantinopla de sediar o maior evento esportivo do planeta. Na sua última tentativa, em 2013, os turcos perderam para Tóquio a disputa para sediar edição de 2020.


O COI (Comitê Olímpico Internacional) já definiu as sedes de 2024 e 2028, que são Paris e Los Angeles, respectivamente. A entidade deve confirmar a cidade australiana de Brisbane como sede em 2032, ainda antes da abertura dos Jogos de Tóquio. Caso saia vencedora, Istambul será a primeira cidade de maioria muçulmana a receber o evento.



Ainda devem entrar na disputa, Londres, na tentativa de sediar pela quarta vez e Ahmedabad, sexta maior cidade da Índia. O chefe do Comitê Olímpico Turco, Ugur Edener, espera que mais três cidades europeias se candidatem e que também venham propostas de cidades do Oriente Médio e da América do Sul.


O prefeito Ekrem Imamoglu, ainda não confirma se o governo turco apoia a decisão. O prefeito é opositor do presidente Recep Tayip Erdogan e desponta como candidato a presidência em 2023. 

"Estamos falando sobre os Jogos Olímpicos que acontecerão daqui a 15. Ninguém sabe quem comandará o governo central ou Istambul em 2036"- disse Imamoglu.


Ele finalizou dizendo que as restrições em vigor em Tóquio fizeram-no não viajar para o Japão e que torce para receber os japoneses daqui a 15 anos na sua cidade. 


Foto em destaque: Prefeitura de Istambul


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar