Últimas Notícias

Japão e Rússia se destacam em primeiro dia do Mundial de judô


Foi disputado o primeiro dia do Mundial de judô neste domingo (6), em Budapeste (HUN). Em um dia não muito bom para os judocas brasileiros Gabriela Chibana e Eric Takabatake, Japão e Rússia - competindo sem sua bandeira e com nome de Comitê Olímpico Russo - venceram nas categorias 48kg  feminino e 60kg masculino.


Entre os homens, Yago Abdulaze (ROC) levou o título ao derrotar na decisão Gusman Krygyzbayev (KAZ). O russo foi dominante, aplicando dois waza-aris e depois finalizando a luta em menos de dois minutos.  Karamat Huseynov (AZE) e Francisco Garridos (ESP) ficaram com o bronze. Huseynov ainda foi o grande destaque do dia ao surpreender o favorito e atual número um do mundo, Ryuju Nagayama (JPN), o derrotando nas oitavas de final. 


O detalhe interessante é que Abdulaze não ouviu o hino russo e sim "O concerto para piano e orquestra nº 1", de Tchaikovsky, já que por conta da punição da WADA (Agência Mundial Antidopagem) a Rússia não pode usar nem sua bandeira e nem o seu hino em vitória de um atleta do país e, até por isso, compete sob a sigla de "ROC" (Comitê Olímpico Russo).


Entre as mulheres, uma dobradinha japonesa. Natsumi Tsunoda e Wakana Koga fizeram a final da categoria até 48kg - ambas reservas da equipe japonesa! - e quem levou a melhor foi Tsunoda, que faturou o primeiro título mundial da carreira. Urantsetseg Munkhbat (MGL) e Julia Figueroa (ESP) completaram o pódio conquistando medalhas de bronze.


Nesta segunda-feira (07), a única brasileira em ação será Larissa Pimenta, na categoria até 52kg. E a previsão é que tenha a presença de público de 3 mil pessoas no ginásio em Budapesste, autorizado pelo governo húngaro.


foto: Marina Mayorova/ IJF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar