Últimas Notícias

Etapa da Copa do Mundo de triatlo em Yokohama tem vitória norueguesa e dobradinha dos EUA


A etapa de Yokohama da Copa do Mundo de Triatlo ocorrida na madrugada deste sábado (15), teve como vitoriosos a norte- americana Taylor Knibb e o norueguês Krisitian Blummenfelt. O resultado deu a norte-americana a vaga olímpica, já no masculino, o também norte-americano Morgan Pearson e o japonês Odakura Makoto carimbaram suas participações nos Jogos.


O norueguês Krisitan Blummenfelt venceu a prova de elite masculina, após fazer uma ótima performance na corrida, em segundo ficou Jelie Geens, da Bélgica, e em terceiro Morgan Pearson, o pódio lhe garantiu a vaga na seleção norte-americana de triatlo.


A prova começou com o francês Vincent Luis partindo em primeiro na natação, junto dele estavam Jonathan Borwnlee (GBR) e Jonas Schomburg (ALE), Blummenfelt aparecia apenas 15 segundos atrás. Na transição do nado para o ciclismo, o francês manteve a ponta e puxava o primeiro pelotão com mais oito atletas.


No ciclismo, o pelotão da frente aumentou e 20 atletas ficaram no pelotão da frente, separados por apenas seis segundos. Neste momento, o norueguês já aparecia na frente.


Na transição para a corrida, Blummenfelt e Geens despontaram na frente, seguidos mais uma vez de Schomburg e agora acompanhados pelo britânico Alex Yee. Foi neste momento que, Morgan Pearson lembrou seus tempos de corredor e passou 26 atletas na primeira volta da corrida, saindo de 35º para 9º.


Enquanto o norte-americano aumentava o ritmo e alcançava a quarta colocação, Schomburg perdia contato com os ponteiros e começava a cair na classificação. Não demorou muito e Yee, que estava na terceira colocação perdeu o posto para Pearson.


Para Blummenfelt era só manter o ritmo e cruzar a faixa com 1 hora e 42 minutos de prova, com Geens completando 10 segundos atrás e Pearson fechando a apenas 7 segundos do belga. No pelotão intermediário, a 16ª colocação do japonês Odakura Makoto, garantiu o atleta nos Jogos, a vaga iria para o atleta do país que alcançasse o top 16.


Elite Feminina


A prova da elite feminina foi vencida pela norte-americana Taylor Knibb, seguida da compatriota Summer Rappaport e com a neerlandesa Maya Kingma fechando o pódio. A vitória garante Knibb na seleção norte-americana em Tóquio, se tornando a atleta mais jovem a representar o triatlo dos EUA em Jogos Olímpicos.


Na parte da natação, quem figurou na ponta foi Kingma, seguida de Rappaport e a portuguesa Helena Carvalho, porém na hora da transição do nado para o ciclismo, a holandesa e a norte-americana descolaram do pelotão e assumiram a liderança.


A atleta dos Países Baixos começou a pedalar de maneira agressiva para abrir vantagem, enquanto o resto do pelotão andava junto atrás dela. Ela foi alcançada por Knibb e as duas abriram 15 segundos para o pelotão intermediário.


Knibb e Kingma chegaram para a transição do ciclismo para a corrida com dois minutos e cinco segundos de vantagem pro resto do pelotão. Na troca, a holandesa foi mais rápida, fazendo a transição em 18 segundos contra 24 da norte-americana. Rappaport era quem liderava o pelotão intermediário e conseguiu diminuir a vantagem para 1 minuto e 50. 


Na segunda metade da corrida, Knibb começou a abrir larga vantagem para a segunda colocada, focada e controlando a prova, ela abriu 1 minuto e 14 segundos de vantagem. Nas duas voltas finais, Rappaport conseguiu tirar a diferença de 1 minuto entre ela e Kingma, para chegar em segunda na prova, oito segundos a frente da holandesa que ficou com o bronze.


A próxima etapa da Copa do Mundo de triatlo é em Leeds na Inglaterra, entre os dias 5 e 6 de junho. Neste mês de maio ainda ocorrerá o Pré-Olímpico de Revezamento Misto em Lisboa, no dia 21 de maio.


Surte+:Brasil conquista prata e bronze no paratriatlo


Foto em destaque:  Janos Schmidt/ Triathlon Media

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar