Últimas Notícias

China se retira de evento da WTT e descarta competições de tênis de mesa no exterior até os Jogos Olímpicos

 

A China retirou-se do hub do World Table Tennis (WTT) no Oriente Médio devido a preocupações com o COVID-19. O secretário-geral da Associação Chinesa de Tênis de Mesa (CTTA), Qin Zhijian, confirmou que o país não competirá em Doha neste mês.


Um evento WTT Contender está programado para acontecer na capital do Catar de 3 a 6 de março, seguido pelo torneio WTT Star Contender de 8 a 13 de março.


"Não poderemos enviar jogadores de tênis de mesa para jogar fora da China até os Jogos Olímpicos devido à atual situação de pandemia em todo o mundo", disse Qin. 


"Estamos nos esforçando ao máximo para que isso aconteça porque realmente desejamos participar e mostrar apoio ao primeiro evento WTT, mas agora infelizmente precisamos cancelar nossa participação no WTT Middle East Hub."


A retirada da China significa que alguns dos melhores jogadores de tênis de mesa do mundo não estarão presentes no hub da WTT no Oriente Médio. Isto inclui o número dois do mundo masculino, Xu Xin, e o número dois do mundo feminino, Sun Yingsha, que venceu o showcase promocional do WTT em Macau em novembro.


O diretor de estratégia de eventos da WTT, Stephen Duckitt, disse que a retirada da China era "compreensível".


"A retirada da Equipe China do Centro do Oriente Médio é decepcionante, mas compreensível nas circunstâncias que o CTTA descreveu", disse Duckitt. 


"Apesar do desafio contínuo da pandemia, estamos prontos para realizar os primeiros eventos WTT oficiais em Doha e continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a Associação de Tênis de Mesa do Qatar e as autoridades locais para garantir a segurança de todos os envolvidos."


Esta declaração contrasta com a divulgada pela WTT e pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) após a saída de Hong Kong do centro do Oriente Médio no mês passado. 


Chan Kong-wah, treinador principal da equipe de tênis de mesa de Hong Kong, alegou que as contra-medidas contra o coronavírus em vigor na Lusail Sports Arena em Doha não atendiam aos padrões do Instituto de Esportes de Hong Kong.


"A Associação de Tênis de Mesa de Hong Kong (HKTTA) mostrou algum interesse em participar do hub e se relacionou diretamente com a WTT", disse o comunicado conjunto da WTT e da ITTF.  


"O HKTTA também confirmou o envio de sua equipe completa para o Qatar como parte de um plano de contingência alternativo que está sendo testado pela WTT. No final das contas, a HKTTA optou por não entrar em sua equipe e estamos desapontados por eles estarem usando o COVID como desculpa para sua decisão de não participar. Entraremos em contato com a HKTTA e com o HK Sports Institute para entender suas preocupações e ver se eles têm algum conselho que possa tornar nossas medidas Covid-19 ainda melhores."


Os regulamentos do COVID-19 para o hub do Oriente Médio incluem testes, quarentena na chegada e a criação de uma bolha biossegura.  A China deve abrigar o segundo hub em abril, antes de um terceiro na Europa ainda este ano.  


A pandemia e os fechamentos de fronteira que a China implementou em resposta podem ameaçar o status do hub WTT chinês, no entanto.


Foto: Reuters

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar