Últimas Notícias

Caio Bonfim é decacampeão dos 20km da Copa Brasil de Marcha Atlética; Viviane Lyra ganha os 20km feminino




O marchador Caio Bonfim confirmou seu amplo favoritismo e conquistou o 10º título consecutivo na prova dos 20 km da Copa Brasil de Marcha Atlética, disputada na manhã do domingo (14/3), em Bragança Paulista (SP). A competição abriu o calendário nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em 2021.

Qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Caio completou as 20 voltas no circuito em 1:23:59, assumindo a liderança do Ranking Brasileiro deste ano. Ele dedicou a vitória para a sua mulher, Juliana, que está grávida do segundo filho (não sabe ainda o sexo). O primeiro é Miguel, que completará em breve 2 anos. “Apesar de todas as dificuldades que estamos vivendo em época de pandemia, é muito bom ser pai outra vez. Na espera do bebê 02”, disse o marchador, que comemorou o título com os dois polegares na boca, numa homenagem aos filhos e a esposa.

Caio teve bem perto em boa parte da prova o catarinense Matheus Gabriel Correa, que terminou na segunda colocação (1:24:43). Lucas Mazzo ficou em terceiro lugar (1:31:22). Os três estão qualificados para a disputa da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, marcada para os dias 8 e 9 de maio em Guayaquil, Equador.

“Esta foi a Copa Brasil em que mais me preparei. Desde dezembro treinando muito bem. A participação do Matheus foi importante, elevou o nível da competição. Parabéns ao Matheus. Já passei por essa fase. Se ele continuar nesse ritmo, vai acabar conseguindo o índice para a Olimpíada. E vai ser bom ter um companheiro no Japão”, comentou Caio, que completa 30 anos na sexta-feira (19/3). Ele foi medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017, quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, e tem duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (bronze em Toronto-2015 e prata em Lima-2019).

Quanto à prova, o campeão classificou a disputa como muito difícil. “Por mais que a gente saiba que a Copa Brasil é uma competição de colocação e não de tempo, a prova não foi tranquila não. O circuito tinha muita curva e não permitiu tempo mais rápido”, disse o atleta treinado por seus pais – João Sena e Gianetti Bonfim. “O calor sempre atrapalha também. O importante é que é mais um título para Sobradinho”, complementou Caio, referindo-se à cidade onde mora no Distrito Federal.

Já Matheus, de 21 anos, ficou contente com a opinião de Caio. “Muito bom ter esse incentivo. O Caio é uma referência. Costumo ver os vídeos dele no Youtube”, lembrou o atleta, que faz marcha desde os 13 anos e é orientado por Ivo da Silva, em Blumenau. “Esta foi minha segunda competição do ano, disputei uma prova em Timbó, Santa Catarina, e consegui praticamente o mesmo tempo.”

Nos 20 km feminino, a carioca Viviane Santana Lyra (AEFV) liderou a prova de ponta a ponta e venceu com tranquilidade, com o tempo de 1:40:38. Este foi seu quarto título da Copa Brasil (já havia vencido os 20 km, 35 km e 50 km). “O objetivo era se classificar para a Copa Pan-Americana e consegui”, afirmou a atleta.

“Foi minha primeira prova do ano e serviu para ganhar ritmo. Agora posso ver em que posso melhorar, visando as próximas competições”, disse. “Optei por fazer os 20 km nesta temporada, visando a obtenção de índice olímpico, até porque as provas de 50 km exigem um período maior de recuperação”, concluiu a atleta de 27 anos.

Emily Pistor, com 1:46:02, e Elianay Santana Barbosa, com 1:47:11, ficaram na segunda e terceira colocações e também se classificaram para a Copa Pan-Americana do Equador.

Nos 50 km, Max Batista dos Santos foi o campeão, garantindo vaga para Guayaquil. Ele completou as 50 voltas no circuito em 4:22:16. José Alessandro Bagio ficou com a medalha de prata, com 4:34:06, seguido de Rudney Dias Nogueira, com 4:37:59.

Foto: Divulgação/CBAt

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar