Últimas Notícias

Pan de Santiago 2023 terá 39 esportes; escalada esportiva fará estreia



Os Jogos Pan-americanos de Santiago em 2023 terão 39 modalidades em seu programa esportivo aprovado na última quarta-feira (16), durante a Assembleia Geral da Panam Sports. Entre os esportes que serão disputados no maior evento poliesportivo das Américas, foi destacada a inclusão da escalada esportiva, que fará sua estreia no evento. A modalidade também faz parte do programa olímpico dos Jogos de Tóquio, adiados para 2021. 

Além da inserção do esporte nos Jogos Pan-americanos, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) confirmou que as competições em Santiago 2023 darão vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

“Acreditamos que nosso esporte trará um valor adicional aos Jogos Pan-americanos”, disse o presidente da IFSC, Marco Scolaris. “Somos uma federação jovem e precisamos de apoio para crescer”.

Outro esporte que fará sua estreia pan-americana em 2023 será o skate. Após ser excluído do programa esportivo de Lima 2019, por conflitos de calendário e a baixa adesão dos atletas, que disputariam etapas importantes do circuito mundial, a modalidade foi confirmada para os Jogos da capital chilena. 

 
Confira os esportes que farão parte do Pan de Santiago 2023

Atletismo, badminton, basquete (tradicional e 3x3), beisebol/softbol, boliche, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, escalada esportiva, esqui aquático, futebol, ginástica (artística, rítmica e trampolim), golfe, handebol, hipismo, hóquei sobre grama, judô, levantamento de peso, lutas (greco-romana e wrestling), natação (águas abertas, piscina, nado artístico, saltos ornamentais e polo aquático) pentatlo moderno, patinação, pelota basca, raquetebol, remo, rugby sevens, skate, squash, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei (praia e quadra). 

Vale ressaltar que em relação aos Jogos de Lima 2019, escalada esportiva e skate foram adicionados, enquanto o fisiculturismo foi o único esporte a deixar o evento. 

Neven Ilic é reeleito presidente da Panam Sports com unanimidade

O chileno Neven Ilic foi reeleito presidente da Panam Sports durante a Assembleia Geral. Ele recebeu todos os 52 votos possíveis e ocupará o cargo por mais quatro anos. “Estou muito feliz em poder continuar trabalhando pelo esporte das Américas”, disse Ilic, ao final da eleição. 

Foto: Reprodução/Associação Brasileira de Escalada Esportiva

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar