Últimas Notícias

Doha é escolhida para ser sede dos Jogos Asiáticos de 2030; Riad receberá evento em 2034


Foram escolhidas na manhã desta quarta-feira (16), na 39ª Assembleia Geral do Conselho Olímpico da Ásia (OCA), em Mascate, no Omã, as sedes das 21ª e 22ª edições dos Jogos Asiáticos. Doha, no Catar, receberá o evento multi-esportivo em 2030, enquanto Riad, na Árabia Saudita, terá a missão de organizá-lo em 2034. 


Rivais políticos, as duas capitais eram concorrentes para ser sede dos Jogos Asiáticos de 2030, mas o presidente da OCA, Sheikh Ahmad Al-Fahad Al-Sabah surpreendeu e decidiu realizar uma dupla nomeação, com o vencedor da eleição desta quarta obtendo o direito de receber o evento em disputa (2030) e o perdedor sediando a edição seguinte (2034). 


Após uma confusão com problemas técnicos envolvendo o sistema eletrônico de votação, Doha foi a vencedora. De acordo com o portal especializado insidethegames, representantes de 26 países membros da OCA, que compareceram fisicamente no evento, votaram com cédulas, depositadas em uma urna. Já os 19 países restantes votaram de forma remota. 


Ainda segundo o site, também houve confusão quando uma mensagem de "aprenda o hack ético" surgiu na tela principal do salão durante a votação. O presidente da OCA explicou que o ocorrido se deu por conta da troca de notebooks de um dos membros da entidade com um técnico de informática local. Em outro momento, a imprensa precisou deixar a sala de votação após dirigentes se demonstrarem temor de que os jornalistas tirassem fotos ou gravassem seus votos.



Esta será a segunda vez que o Catar receberá os Jogos Asiáticos, sendo a primeira em 2006, com a própria Doha como sede. O país tem recebido grandes eventos esportivos nos últimos anos, incluindo os Mundiais de Atletismo, de Ginástica Artística, de Handebol e de Natação, além de ser a sede da próxima Copa do Mundo FIFA. O foco da potência do Oriente Médio é receber as Olimpíadas de 2032. Por outro lado, a Arábia Saudita sediará sua primeira grande competição asiática em 2034. 


Evento multi-esportivo quadrienal, os Jogos Asiáticos tiveram sua última edição realizada em 2018, na Indonésia. Na ocasião, 11.300 atletas de 45 países, de 40 modalidades, participaram do evento. A China liderou o quadro de medalhas, com 132 ouros, 92 pratas e 66 bronzes. Coincidentemente, o País da Muralha sediará a próxima edição do megaevento, em 2022, em Hangzhou. 


Além das modalidades olímpicas (à exceção do surfe), fazem parte do programa dos Jogos Asiáticos disciplinas como o críquete, ju-jitsu, kabaddi, kurash, sepak takraw, squash e wushu. No programa de 2022, também estão inclusos jogos de tabuleiro, como o xadrez.


Foto de capa: Reprodução/Twitter_@agdoha2030

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar