Últimas Notícias

Comitê Olímpico dos EUA não punirá atletas que protestarem por justiça social e racial



O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), junto ao Comitê do time EUA sobre Justiça Racial e Social, revelaram na tarde desta quinta-feira (10), que não haverão punições para atletas que protestarem por justiça social e racial. Isso faz parte do conjunto de recomendações feitas pelas entidades, defendendo que as regras que proíbem protestos e manifestações de atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam alteradas. 


"O silenciamento dos atletas durante os Jogos está em total contraste com a importância de reconhecer os participantes dos Jogos como seres humanos em primeiro lugar e depois como atletas. Proibir os atletas de expressarem livremente suas opiniões durante os Jogos, especialmente aqueles de grupos historicamente 'sub-representados e minorizados', contribui para a desumanização dos atletas que está em desacordo com os principais valores olímpicos e paraolímpicos", disse o Comitê do time EUA sobre Justiça Racial e Social em comunicado.


A nota traz ainda recomendações para que a Regra 50 da Carta Olímpica (seção 2.2) seja alterada. Esse trecho da carta fala sobre a proibição de qualquer manifestação política, racial ou religiosa durante os Jogos Olímpicos. 


“Pedimos ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) que reconheçam que os protestos focados em iniciativas de direitos humanos e justiça social não sejam qualificados como 'perturbações divisórias' dos Jogos e que não tenham as mesmas consequências que casos de discurso de ódio,  promoção de ideologia racista ou expressões de propaganda discriminatória”. 


A executiva-chefe da USOPC, Sarah Hirshland, apoiou as observações feitas pelo Comitê do Team USA sobre Justiça Racial e Social. "O USOPC valoriza as vozes dos atletas da equipe dos EUA e acredita que seu direito de defender a justiça racial e social e de ser uma força positiva para a mudança está absolutamente alinhado com os valores fundamentais de igualdade que definem o time EUA e os movimentos Olímpicos e Paralímpicos". 


Foto: Reprodução

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar