Últimas Notícias

World Athletics estende até março de 2021 prazo para Rússia finalizar plano de combate ao doping

 


A World Athletics, órgão que regulamenta o atletismo em todo o mundo, mudou para março de 2021 o prazo final para que a Rússia conclua seu plano de combate ao doping. O acordo previa a entrega do projeto no dia 30 de setembro deste ano. No entanto, a entidade recebeu uma recomendação de sua Força-Tarefa, que revelou que a Federação Russa de Atletismo (RusAF) não teria recursos para entregar algo "apropriado". 


"A principal razão para a recomendação da Força-Tarefa é que ela acredita que a RusAF atualmente não tem os recursos disponíveis para produzir um plano detalhado e apropriado para seu restabelecimento, que inclui os elementos exigidos pelo Conselho", disse a World Athletics em nota divulgada no último sábado.


"Esses requisitos são: introduzir em todo o atletismo russo (incluindo treinadores e pessoal de apoio contratado pelo Centro de Preparação para Esportes e / ou através dos Ministérios do Esporte regionais) uma cultura de tolerância zero para o doping; e reabilitar a RusAF para que se torne um aliado de confiança da World Athletics na luta pelo esporte limpo".


Vale lembrar que anteriormente a World Athletics havia dito que a RusAF poderia ser expulsa da associação caso não elaborasse um projeto de tolerância zero ao doping. A entidade russa entregou um plano preliminar em agosto e deveria modificar diversas partes do documento até 30 de setembro, cumprindo assim com as solicitações exigidas.


A Força-Tarefa da World Athletics reportou ainda que a falha no processo de formulação do plano não ocorreu por uma "falta de vontade", mas sim a uma falta de conhecimento, métodos e recursos. 


"Atualmente, há uma lacuna na RusAF - eles não têm conselho, nenhuma gerência sênior e contam com poucos funcionários experientes. Eles precisam preencher esse vazio urgentemente com pessoas que compartilham a visão de mudar a cultura da organização e do esporte, e que têm as habilidades para fazer isso".


A RusAF deverá eleger um novo presidente em novembro. O empresário Yevgeny Yurchenko assumiu o cargo fevereiro, mas renunciou em julho, depois que a federação perdeu o prazo para pagar uma multa à World Athletics. Yurchenko está de volta agora como presidente interino depois que o Ministério do Esporte da Rússia forneceu dinheiro para pagar a multa.


Foto: Reprodução

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar