Últimas Notícias

Com três novas modalidades já confirmadas, COB terá 100 atletas na Missão Europa em setembro


Setembro será um mês de grandes novidades na Missão Europa, projeto organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que possibilita aos atletas a retomada de seus treinamentos de alto nível visando os Jogos Olímpicos de Tóquio. Pelo menos três novas modalidades vão desembarcar em Portugal nas próximas semanas: canoagem slalom, ciclismo BMX e esgrima.

Considerando ainda que outros esportes que já estão distribuídos pelas cinco bases do Time Brasil no país – Rio Maior, Cascais (vela), Coimbra (judô), Sangalhos (ginástica artística e rítmica) e Vila Nova de Gaia (tênis de mesa) –, 100 atletas treinarão na Europa em setembro.

“Consegui manter um bom condicionamento físico e fiz um trabalho específico. Minha expectativa agora é voltar ao ritmo de jogo, retomando a parte técnica e específica. Acredito que em dois meses, com o volume de treinamentos e combates, estarei pronta para as competições”, diz a esgrimista Bia Bulcão, que desembarca em Lisboa nesta quarta-feira, dia 2, acompanhada da jovem atleta Gabriella Viana e do treinador Bernardo Schwuchow, que darão suporte à medalhista de bronze no florete nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

No Rio Maior Sports Centre, o trio da esgrima vai encontrar outros grandes nomes do esporte nacional, casos do nadador Bruno Fratus, que chegou esta semana ao centro de treinamento, e do triplista Almir Júnior, que vem junto com um novo grupo do atletismo.

Enquanto uns iniciam as atividades em Portugal, outros dão continuidade aos treinamentos no Brasil. A maior parte dos nadadores retornou ao país no último fim de semana e já está de volta à rotina normal em seus clubes. Eles seguem o exemplo do boxe, em São Paulo, e do nado artístico, no Rio de Janeiro, em preparação para os respectivos pré-olímpicos, em 2021.

A Missão Europa vem agradando tanto a atletas e treinadores que já teve modalidade prorrogando sua estadia em Portugal. O judô, por exemplo, decidiu continuar em Coimbra até 27 de setembro.

“Nós estamos monitorando a situação da pandemia no Brasil, nos reunimos semanalmente com os técnicos dos principais clubes que têm atletas na seleção e o cenário ainda não nos dá condições de promover um treinamento no Brasil com a qualidade e a segurança que estamos tendo em Portugal. Não podemos correr o risco de perder tudo o que construímos nesses 40 dias de treinos em Coimbra e, por isso, optamos por estender nossa participação na Missão Europa”, afirma Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Por fim, a Missão Europa ainda reserva para setembro uma série de competições em solo europeu. Em muitos países, exige-se um período mínimo de permanência no continente antes de embarcar e, nesse sentido, o período em Portugal tem sido fundamental para o planejamento dos atletas.

Foi assim com os tenistas João Menezes, Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carol Meligeni, que treinaram por quase três semanas em Rio Maior e agora já estão correndo o Circuito Mundial, divididos entre Itália, Portugal e Suíça. Quem também está de malas prontas são: triatlo, que tem competições na Alemanha e na República Tcheca; maratonas aquáticas, na Itália e na França; e vela, também na Alemanha.

Foto: EXEMPLUS/COB

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar